fbpx

Cristina Ferreira não aceita comparações de Festa é Festa com Amor Amor

A Televisão
6 min leitura
Instagram

‘Festa é Festa’ liderou na sua estreia na TVI. Cristina Ferreira reuniu o elenco da trama escrita por Roberto Pereira na sua nova casa, os estúdios de Cristina ComVida.

Foi num ambiente de festa que Cristina Ferreira falou aos jornalistas sobre a novela ‘Festa é Festa‘, que irá terminar com uma festa de verdade em setembro.

“Sou da aldeia e como fiz muitos anos o Somos Portugal, onde percorri o país inteiro, percebi o impacto que uma festa tem. Neste últimos tempos, fui ouvindo da maior parte de amigos e não só que tinham muitas saudades de uma festa, e percebendo a tristeza que isso trazia. Quando decidimos que queríamos uma nova novela para a TVI, achei que essa seria a oportunidade de nós darmos palco a uma festa que tocasse a um país inteiro. O que nós vamos assistir é à preparação da festa até ela acontecer”, começou por dizer a apresentadora.

As histórias estão lá, são é contadas de outra forma. É uma novela mais ligeira e cómica”, acrescenta, explicando que esta não foi uma novela feita em tempo recorde e que já estava a ser pensada desde o ano passado. “Há algumas novelas que são pensadas com mais tempo, já estamos a preparar algumas do próximo ano. A pensar dessa forma, esta terá encurtado os prazos de alguns processos que nós cumprimos na ficção. Nós pensámos nela no final do ano passado, estamos em abril”, diz.

“O que ela tem é um período muito curto entre as gravações e o inicio da exibição. Começámos em março e já está a estrear. Já o Para Sempre, já estamos a gravar há algum tempo e ela só estreará mais para a afrente. Nós queríamos mesmo que o Festa É Festa começasse nesta altura do ano porque é nesta altura que se começam a preparar as festas de setembro e agosto. Nós cumprimos o prazo que uma festa na aldeia tem para conseguir ser feita e por isso achamos que este seria o período que a devíamos lançar”, acrescenta Cristina Ferreira.

E continua: “Temos todas as garantias de que ela pode ir para o ar, temos episódio suficientes… Estamos num período muito complicado, sabemos como é que a ficção tem sido no último ano, as produções podem parar por algum motivo, e não podíamos correr o risco de ela parar por alguma eventualidade”.

Cristina Ferreira rejeita comparações com ‘Amor Amor’, na SIC, e explica o que pode levar algumas pessoas a encontrar parecenças. “Na parte da festa e da música mais popular pode dizer-se que há aqui uma marca comum nas duas. Mas depois acabam por ser muito diferentes. Mas a música é transversal ao day time, ela está nas várias estações de televisão. De há um ano a esta parte ainda mais. É normal que quem gere uma estação de televisão saiba a importância de determinadas temáticas”, afiança.

Pedro Alves e Manuel Marques em ‘Festa é Festa’

Cristina Ferreira e a equipa escolheu o elenco de ‘Festa é Festa’ ao pormenor e explica a razão de estar atores nesta trama que estão habitualmente ligados ao humor.

“Eu estranho e como é que como é que até hoje ninguém chamou O Pedro Alves para uma novela. O Manuel Marques também nunca esteve numa novela. Tenho aqui uma série de pessoas que já deviam ter entrado na ficção, e se calhar não entraram porque se reduziu muito a comédia a determinado tipo de formatos e não se deixou que as verdadeiras pessoas que fazem comédia no país entrassem num registo de novela, nem que fosse num núcleo apenas. Isso nunca aconteceu”, afirma a Diretora de Ficção e de Entretenimento da TVI.

E conclui Cristina Ferreira: “Nós achamos enquanto equipa que este era o momento que as personagens jogavam em tudo com os atores que eles são. E por isso decidimos assim. Se olharmos um bocadinho para o elenco, demos espaço a atores que já têm nome no mercado, como Maria do Céu Guerra, o próprio Pedro Teixeira que já teve personagens ligadas à comédia, a Ana Guiomar, mas que nunca tinham feito comédia assim e ainda há outros que o público não conhece”

“O Valdemar (Brito) não é muito conhecido, a Beatriz Costa também não, a Francisca (Cerqueira Gomes) tem aqui a sua primeira experiência em televisão. Aqui há a possibilidade de haver esse entrosamento entre um elenco muito diversificado e em que todos se ajudam. Deu para perceber pela energia que o grupo tem. Foi das coisas de que mais gostei, é obra também do autor, o Roberto merece muitos aplausos, ele está ligado à comédia há muitos anos”, prossegue.

“Quem é da aldeia sabe exatamente o que se sente e eu só lhe disse que gostava disto, e nós em cinco minutos começámos a conversar e naturalmente tudo surgiu. Ele imprimiu essa boa energia ao projeto que acho que vai passar através dos ecrãs.”, afirma Cristina Ferreira.

Recorde-se que ‘Festa é Festa’ é uma ideia original de Cristina Ferreira.

Leia também: Cristina Ferreira incomodada com críticas: “Lidar com isto todos os dias mexe contigo”

Siga-me:
Redactor.