fbpx
Resumos SIC

Por Ti: resumo dos próximos episódios

Por Ti

 

Episódio 90

 

 

Destaques

Armanda e Tó fazem amor.

Renata e Rui preparam visita à aldeia espelho com todos os habitantes.

Adelaide impressiona com a sua voz em karaoke na tasca.

 

Armanda entra vendada na oficina decorada de forma romântica. Ela tira a venda e admira o cenário, surpreendida e vaidosa ao mesmo tempo. Ele diz que fez tudo sozinho e Armanda pede que ele relaxe e aproveitem a companhia um do outro. Os dois brindam, felizes.

Afonso acaba de folhear o estudo e diz a Mia que a barragem não pode ser construída ali. Estão felizes, agora só têm de tornar o estudo público e falar com a agência do ambiente e com as pessoas de Rio Meandro.

Mónica toma café com Mia e diz que com esta informação do estudo ambiental é possível embragar a obra da barragem. Mia acha Mónica mais triste, ela diz que veio para Lisboa para esquecer Paulo, mas cada dia que passa tem mais saudades dele, pois lembra-se das coisas boas. Mia diz para não ser dura com ela mesma e que pode vir a Lisboa ter com ela mais vezes. Dá um abraço apertado à mãe, despedindo-se.

Paulo e Helena estão deitados e aninhados um no outro, ele acha que são uns privilegiados por poderem viver este amor, parece que o tempo não passou e que são os mesmos de há 25 anos. Os dois sentem que nunca deixaram de estar ligados e que o amor deles está mais forte.

Renata conta a Rui que já tem a localização exata da aldeia espelho, propõe levar os habitantes de aldeia nova a conhecer e Rui concorda. Renata pede-lhe que seja ele a passar a palavra aos habitantes da aldeia nova. Ele aceita, diz que sente que começam a ser uma equipa. Renata sorri, dissimulada.

Matias diz a todos que amanhã, quem quiser, pode ir conhecer a nova localização da aldeia nova. Amélia não está interessada, acha que deve ser um buraco que não chega aos calcanhares da aldeia nova.

Miguel recupera no sofá, acha que tem febre, mas Isabel desvaloriza e volta a concentrar-se nos testes que estava a corrigir. Simão chega e fala-lhes do karoke que vai haver na tasca organizado por Adelaide e Eugénio. Isabel mostra vontade de ir, quer descontrair e Miguel sugere que ela descontraia no sofá. Simão diz à mãe que vai com ela e diz ao pai para deixar de fazer drama porque só teve um desmaio.

Neca comenta com Zé que vai aproveitar o momento em que vai estar sozinho com Xana para lhe falar do contrato de indemnização que assinaram. Não sabe como lhe dizer, Zé pede que ele repita com ele as palavras que deve dizer, quando Xana aparece arranjada, quer ir ao Karaoke e Neca acaba por perder a coragem de lhe contar.

Tó Calhau faz um empratamento para Armanda que elogia a atitude dele. Tó está a por música ambiente de uma playlist do telemóvel, de costas para Armanda, quando a ouve engasgar-se e cuspir um camarão para o prato, é alérgica. Tó avança e provoca-lhe o vómito. Está desgostoso, estragou tudo. Ela desvaloriza e diz que nunca fizeram tanto para agradá-la. Diz para passarem para a sobremesa e começa a despi-lo. Tó não se retrai e deixa-se levar, ainda um pouco tenso.

Rui quer saber onde Afonso andou, queixa-se que ele passa a vida a tratar de assuntos da empresa como se tratasse de uma multinacional e não dormiu em casa. Rui conta-lhe sobre a nova localização da aldeia espelho e que vai haver uma visita ao local com os habitantes da aldeia nova, sugere que ele vá com Mia que verem que Renata não é a bruxa má como todos acham. Afonso diz que vai dizer a Mia e corta a conversa com o pai.

Mia recebe chamada de Afonso que lhe pergunta se está preparada para o que lhe vai contar. Conta a Mia que já sabe quando é que vão largar a bomba sobre o real estudo de impacte ambiental, Mia diz-lhe que tem de estar o maior número de pessoas. Ele diz-lhe para ela não se preocupar porque garantidamente que vão estar.

Renata fala sobre a igreja, mas Nuno nem a ouve. Só pensa em Luísa depois do encontro que teve com ela quando saía do banho. Renata apercebe-se que ele tem chás diferentes, diz-lhe para ter cuidado para não apanhar piolhos da selvagem (Luísa).

Armanda e Tó Calhau estão despidos, na cama, e beijam-se apaixonados. Fazem amor e tocam -se com a ternura de quem ama e o desejo de quem queria ter caído nos braços, um do outro, há mais tempo. Armanda encosta-se à cama e diz que foi muito melhor do que tinha imaginado, descai-se e diz que foi a sua primeira vez. Tó sente-se manipulado, acusa-a de lhe ter mentido e começa a vestir-se deixando-a sozinha e confusa com o que acabou de acontecer.

O ambiente na tasca é de festa. Xana, animada e desafinada, canta em dueto com Neca, que está tenso e mal apanha a letra. Isabel assiste animada. Zé procura por Dulce entre as pessoas, mas não a encontra. Orlando trava Isabel para que não beba mais, ela sugere que Orlando vá cantar e ele cede, pede para colocarem uma música dos Xutos e Pontapés.

Tó Calhau conta a Afonso o que se passou com Armanda. Ele aconselha-o a ficar com ela, pois gostam um do outro. Tó Calhau desvia assunto e pergunta como está a operação barragem. Afonso, confiante, diz-lhe que vai deitar Renata ao chão.

Eugénio convence Adelaide a ir cantar e todos ficam impressionados com o talento dela. Tosso aparece, quer acabar com a festa, mas ao ouvir a neta cantar fica encantado.

(conclusão)

Por Ti

 

Episódio 89

 

 

Destaques

Orlando faz agradecimento publico a Renata pela doação para as obras da Igreja.

Tó impressiona Armanda.

Neca assina contrato de indemnização pelos terrenos.

Carlos deixa o verdadeiro estudo de impacte ambiental a Mia e Afonso.

 

Isabel tem marcação no salão e Amélia manda Armanda atendê-la. Armanda fala que Miguel teve “saudadite” e sobre pazes selvagens e gostosas. Amélia manda-a calar, mas continua a fazer perguntas a Isabel se o casamento deles não tem mesmo volta a dar. Armanda diz que Isabel não tem de voltar para não desiludir os outros e Isabel concorda. Não quer salvar o casamento, só queria que recomeçasse com paixão. Armanda diz que é o que todas as mulheres têm direito.

Bernardo está na capela, enfadado e cansado, dobra roupa para dar, enquanto olha para o relógio. Constança aparece com Luísa, Bernardo não entende o que estão ali a fazer e Constança diz-lhe que tem uma família linda e estão ali para o ajudar. Constança vai para dizer onde escondeu o dinheiro, mas Bernardo pede que não diga. Não quer fazer mais asneiras.

Adelaide está feliz porque Eugénio alugou uma máquina de karaoke por uns dias para colocar na tasca. Zé e Dulce chegam e Dulce não quer almoçar com Zé para evitar comentários. Disfarça quando Adelaide pergunta o que vão comer e desculpa-se porque estão sentados na mesma mesa. Adelaide diz que só quer saber o que vão comer, não precisa que Dulce lhe conte como vai ser o dia dela. Dulce fica atrapalhada e Zé ri-se.

Afonso está furioso com o sucedido com Carlos, acha que Renata percebeu que ele estava a gravar a conversa. Mia acredita que ele disse a verdade a Renata e que agora está a caminho de um paraíso tropical, acha que não deviam ter confiado nele porque ele tinha muito medo de ser preso e era fácil aceitar um acordo de Renata.

Orlando discursa sobre solidariedade, Isabel pensa que é para ela e Rui pensa que é por ter dado os seus fatos, mas percebem que é sobre Renata quando Orlando agradece publicamente na missa a sua doação para ajudar nas obras do telhado da igreja. Diz que ela merece que seja anunciado. Rui e Matias aplaudem e Isabel fica desiludida.

Dieter fica surpreso por Renata pagar as obras da capela, diz que agora ficam a dever-lhe favores. Rita fala sobre os concertos que foram cancelados, irrita-se quando Lara e Dieter dizem que eles precisam de um vocalista, pois só instrumental não vende. Rita diz que a banda é dela e ela faz o que quiser.

Xana fala sobre a venda dos terrenos com Eugénio, que está a montar o aparelho de karaoke com a ajuda de Adelaide. Xana diz que se Renata tem dinheiro para arranjar o telhado da igreja também tem para pagar mais pelos terrenos. Tosso chega e não gosta de ter ali um aparelho de karaoke. Adelaide diz que a ideia foi dela e era uma surpresa para ele. Tosso sai irritado e Xana diz a Adelaide para não desistir do karaoke, mas Adelaide fica indecisa.

Zé acaba de assinar o contrato de indemnização e passa a caneta a Neca que não quer assinar porque tem medo da reação de Xana. Zé diz-lhe que só assim pode comprar um táxi novo para ela, que nem vai querer saber se o dinheiro veio dos terrenos. Dulce assiste afastada e diz que Zé tem razão sobre não ser Xana que decide. Neca nervoso assina.

Renata pede desculpas a Rui por não ter contado sobre a doação de dinheiro que fez para as obras do telhado da igreja, não queria misturar boa vontade com política. Rui diz que compreende o seu lado e Renata sorri agradecida com o seu apoio.

Amélia recebe sms de Tó e interrompe o trabalho de Armanda para lhe pedir para ir buscar um folhado. Armanda reclama com ela que não pode comer fritos, mas Amélia expulsa-a do salão e responde a Tó que ela está a caminho.

Armanda caminha em direção à tasca, distraída quando vê Tó chamá-la, bem vestido, segurando a bicicleta cor-de-rosa a tocar a campainha. Armanda olha na direção do barulho e vê-o. A bicicleta está enfeitada com flores secas no cesto de vime e balões em forma de coração. Ele diz-lhe para ir com ele e Armanda sente-se lisonjeada, aceita ir com ele.

Nuno diz a Renata que Carlos embarcou e correu tudo como planeado. Vê o cesto de chás que Luísa preparou para ele poisado sobre a sua cama, e lê sobre cada erva e as suas propriedades terapêuticas. Fica impressionado e sorri, pensativo.

Nuno vê a porta do quarto das irmãs entreaberta e entra, olhando em volta à procura de Luísa. Eis que Luísa entra vinda da casa-de-banho, saída do duche, em cuecas e soutien e a secar o cabelo. Nuno fica atrapalhado e Luísa assusta-se. Nuno vira-se de costas e Luísa age com descontração e naturalidade. Vai procurar roupa para vestir ao guarda-fatos. Ele agradece a Luísa pelo cesto, sai sem tirar os olhos dela que continua a arranjar-se.

Perante o olhar pasmado de Afonso, Mia consegue abrir a fechadura da porta sem fazer barulho e abre-a lentamente. Entram os dois cautelosos e apercebem-se que muitos objetos e roupa desapareceram. Mia confirma as suas suspeitas, foram todos para o Brasil. Ficam frustrados porque a mulher de Carlos era única hipótese de chegarem até ele.

Renata sente-se entusiasmada porque correu tudo como ela queria, agradece a Nuno por ter resolvido a questão de Carlos. Está feliz por Afonso e Mia terem falhado. Sente-se confiante.

Afonso recebe mensagem de Carlos. Fica surpreso quando ouve o áudio de Carlos a pedir desculpas, diz que só quer colocar a família a salvo e pede que abram o frigorifico de casa dele. Mia e Afonso trocam um olha intrigado. Mia aproxima-se do frigorífico, abre-o e vê que, no interior, está um dossier. Mia folheia-o e olha perplexa para Afonso ao perceber que Carlos lhes deixou o verdadeiro estudo de impacte ambiental.

(conclusão)

Tags
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>