fbpx

Hell’s Kitchen. Francisca Dias sofreu com machismo, gritos e humilhação

A Televisão
3 min leitura

Francisca Dias é uma das concorrentes de “Hell’s Kitchen”, da SIC. A concorrente de Mação sofreu bullying na cozinha de um restaurante com estrela Michelin.

Francisca Dias, uma das concorrentes de “Hell’s Kitchen”, da SIC, sofreu bullying na cozinha de um restaurante com estrela Michelin.

“Não vou permitir que me pisem. Se me tentarem pisar, eu piso por cima”. Estas foram as primeiras palavras de Francisca Dias na estreia do programa Ljubomir Stanisic, da SIC. Uma amiga da jovem revela à revista TV 7 Dias que esta não se vai deixar intimidar pelo chef Ljubomir Stanisic.

“Ela sabe muita bem lidar com essa pressão. O chef Ljubomir não a assusta, de todo. Quando ela está a trabalhar é muito focada, direta e, devido à experiência dela, já tem muita capacidade para lidar com situações que são menos agradáveis. Está no seu habitar”, começa por dizer Leonor Godinho, amiga de Francisca Dias. As duas já foram colegas de trabalho e Leonor revela alguns dos segredos mais obscuros desta área.

Nós trabalhámos juntas. E posso dizer que este tipo de cozinha são ambientes muito tensos, muito exigentes, onde ainda perpetua muito os comportamentos de bullying e machismo. É um ambiente totalmente pesado e competitivo, mesmo quando as pessoas são uma equipa“, explica.

Mas a Francisca sempre foi uma pessoa muito desenrascada, positiva e, acima de tudo, boa companheira. Às vezes, as pessoas confundem assertividade com falta de simpatia ou má educação, e isso não tem nada a ver“, conta ainda a amiga da concorrente do “Hell’s Kitchen”.

As duas amigas trabalharam juntas no restaurante Feitoria, do estrelado chef João Rodrigues, contudo, Leonor Godinho revela que o mau ambiente vivido não estava relacionado com o chef.

Eu acho que, cada vez mais, as estruturas hierárquicas têm vindo a destruir-se um bocadinho, ou pelo menos a imagem que passavam antes, do chef mau. Mas continua a existir e, aliás, como acontece no programa, é uma coisa quase vista como algo positivo. Os nossos colegas muitas vezes não são os melhores, há muitos gritos, humilhação, é pressionar para ter as coisas feitas e bem feitas na hora e se não estiverem é porque temos uma incapacidade mental qualquer (…)”, refere a profissional de cozinha.

Flavi Andrade, privou com Francisca Dias e não poupa nos elogios à concorrente do “Hell’s Kitchen”.

A Chica é aquela cozinheira de mão-cheia que traz a simplicidade do campo e o requinte de ter trabalhado com um menu de estrela Michelin. É pau para toda a obra, vai da sobremesa ao prato principal e ainda vai à matança do porco. Se é para cozinhar, ela está lá. (…) Ela não gosta de brincar na cozinha“, afirma.

Leia também: Após final de Hell’s Kitchen, dois concorrentes passam a trabalhar juntos

Siga-me:
Redactor.