fbpx

Virginia Lopez sobre mastectomia: “Eu posso continuar a ser sensual como mulher”

"Claro que faz parte do corpo, mas eu posso ainda ser sensual", disse Virginia López.

Ana Ramos
2 min leitura
Facebook

Virginia López foi uma das convidadas de Manuel Luís Goucha, esta quarta-feira, na TVI, e falou sobre o cancro da mama e a mastectomia que teve de fazer.

A escritora explicou que fez mastectomia da mama esquerda e continua a ser seguida no hospital. “Quando eu saí de o médico dizer ‘Vai ter de fazer uma mastectomia’, naquele momento, o Vasco disse: ‘Mas eu vou continuar a gostar de ti’”, contou.

“Naquele momento, eu não estava preparada. Naquele momento, eu precisava ainda de gostar primeiro de mim, quando mais o outro gostar de mim… Quando ele me disse aquilo, eu disse: ‘O quê que tem a ver com isso?’. Claro que, depois, nos sentamos e eu disse: ‘Desculpa. Foi muito bonito o que me disseste, mas eu ainda estava a assimilar’”, recordou Virginia López.

“A comunicação é fundamental, porque, se não há essa comunicação, esse entendimento, a pessoa vai entender: ‘Mas ele vai gostar de mim porquê? É pena? É comiseração? Porquê?’. Não, era verdadeiro amor. Só que, do meu lado, eu, se calhar, ainda precisava de cinco, 10 minutos, três horas, dois dias para eu viver primeiro o meu processo e, depois, aí, já poder trazer todas as pessoas”, comentou Virginia López.

“É a aceitação, acho que essa é a palavra. É gostar de nós por quem nós somos e olhar para nós como um todo e, no caso da mulher, da sensualidade, da sexualidade… ok, mas não é isto que me define. Claro que faz parte do corpo, mas eu posso ainda ser sensual. Posso continuar a ser sensual como mulher, posso continuar a gostar de mim, mesmo sem ter mama. E há mulheres que optam por não ter”, disse Virginia López.

“Felizmente, no protocolo, já está incluída cirurgia plástica, portanto, também não é um capricho da mulher se quiser reconstruir a mama, já faz parte”, acrescentou, defendendo o Sistema Nacional de Saúde.

Veja aqui uma parte da conversa.

Relacionado: