fbpx

Virginia López disse estar grata, “mesmo a um cancro”: “É uma oportunidade para fazer diferente”

"Não o digo porque fica bem na fotografia", disse Virginia López.

Ana Ramos
3 min leitura
Instagram

Virginia López esteve, esta quarta-feira, no programa de Manuel Luís Goucha, na TVI, para falar sobre o cancro da mama com o qual foi diagnosticada.

A escritora explicou que, em dezembro, sentiu “um caroço na mama”, através de uma apalpação normal: “No momento, pensei ‘Isto não é nada, vou simplesmente ligar à médica de família e marcar uma mamografia’. Isto foi a 14 e eu fiz uma ecografia mamária no dia 16 e deu suspeitas, mas, antes de eu fazer a mamografia, eu já tinha parece que uma vozinha a dizer ‘é mau’. Quando o médico disse que havia suspeitas, para mim, já não foi uma surpresa porque aquela vozinha já me pôs alerta”.

Em janeiro, Virginia López recebeu o diagnóstico da biópsia e, “daí para a frente, foi sempre colocar foco na solução”. “O pior é contar às pessoas. (…) Não vamos contar a ninguém, porque para quê colocar uma nuvem negra na cabeça de todas as pessoas antes do Natal?”, disse, referindo que contou logo ao marido, mas que só informou a família em janeiro.

“Sou grata porque, entre dezembro e março, aquilo que fazia mal ao meu corpo foi eliminado”, sublinhou, referindo também ser “grata” por estar “a 10 minutos do hospital” que lhe “salvou a vida” e que a operou em dia de greve.

Mais à frente, Virginia López falava sobre as desigualdades de género que existem no mundo e disse estar grata: “Mesmo a um cancro. E não o digo porque fica bem na fotografia. Não, não. É aquela frase da enfermeira, é uma oportunidade para fazer diferente. É uma segunda oportunidade e para nós fazermos diferente está na nossa mão”.

“Para mim, a luta, a vitória não é quantos anos vou viver, é, todos os dias, quando me deito, perceber: ‘Se hoje fosse o último dia da minha vida, estaria feliz e tranquila? Estou alinhada aos meus valores? Sou coerente comigo? Sou muito coerente”, completou a ex-concorrente do “Big Brother Famosos”.

“Sempre digo que todas somos super vencedoras. (…) Não acho que seja uma luta até porque, no meu caso, tudo tem sido relativamente rápido”, afirmou.

Virginia López anunciou ainda que ai lançar, em breve, um livro sobre todo este processo que será um romance autobiográfico também com partes escritas em 2006: “Vai sair um livro. Sai sempre. Quando fico sem ideias, a vida se encarrega”.

Veja aqui e aqui uma parte da conversa.

Relacionado: