fbpx

Helena Coelho: “Há outras formas de conseguires impor o respeito sem ser por medo”

Helena Coelho comentou o vídeo que circula nas redes sociais.

Ana Ramos
4 min leitura
Helena Coelho/Instagram

Helena Coelho esteve, esta quinta-feira, no “TVI Extra”, para falar sobre o polémico vídeo que mostra uma ama a bater numa criança e defendeu que existem outras formas de educar.

A influencer referiu qual foi a sua reação ao ver o vídeo: “Eu acho que custa a todos os seres humanos, mas obviamente que como mãe dá-me uma dor ainda maior porque consigo imaginar se fosse a minha filha naquele caso”.

Helena Coelho explicou que a pessoa que tornou o vídeo público o fez para “chegar aos pais da criança” que a polícia foi chamada depois do sucedido.

“Acho que nós vemos muitos adultos que tiveram uma educação como a minha, a dos meus pais, a dos meus avós, que fomos habituados a que a criança era arisca, era má, estava a fazer uma coisa porque era mal educada, estava a tirar do sério. Hoje em dia, somos a primeira geração a ter acesso a uma data de conhecimento que nos prova que o cérebro da relação entre adulto – criança, o cérebro adulto somos nós, nós é que temos de tentar controlar as nossas emoções e tentar lidar com elas”, comentou Helena Coelho.

“A criança está só a ser criança. S ela está a ser ‘arisca’, se está a tentar ultrapassar os limites, está a tentar ser criança e nós podemos recorrer a muitas coisas para lhes explicar esses limites até porque dar-lhe uma educação respeitosa não significa obrigatoriamente libertinagem, ou falta de educação. É apenas olhar para uma criança de forma respeitosa, tratá-la como um ser humano e isso, neste vídeo, claramente não está a ser feito, não está a ser tratada uma criança com esse respeito que ela merece, seja ela ama, avó, seja o que for”, acrescentou Helena Coelho.

Helena Coelho explicou que, neste caso, resolveu “não ficar calada”: “Isto custa-me muito ver”.

“A minha filha vai agora para a escola e eu sei como é que eu a trato em casa, como é que a tratamos e o amor que lhe damos, mas eu não posso garantir que o mundo seja assim e discordo totalmente das pessoas que acham que nós temos de ser duros para os nossos filhos porque o mundo também o é. Eu acho exatamente o contrário e temos muitas provas disso, que é o mundo já é duro o suficiente, já é cruel o suficiente. Se os nossos filhos, crianças em geral, se sentirem seguras dentro de casa, sentirem esse amor, com certeza, vamos estar a criar uma geração muito melhor”, defendeu ainda Helena Coelho.

“Acho que há outras formas de conseguires impor o respeito sem ser por medo”, sublinhou Helena Coelho, referindo que, hoje em dia, se tem “acesso a outro tipo de informações e só não evoluí quem não quer”.

“Acho que, ao tentarmos criar autoridade e respeito por medo, não estamos a criar respeito e autoridade, estamos a fazer com que as crianças ajam por medo e parem de fazer aquilo por medo, não porque elas compreenderam a situação . O ser humano precisa de segurança para sedimentar o aprendizado”, disse Helena Coelho.

Veja aqui o programa.