fbpx
TVI Cristina Ferreira

Cristina Ferreira – Toda a História! Um percurso de sonho com cerca de 20 anos

Cristina Ferreira
Instagram

Cristina Ferreira é uma das mulheres mais influentes de Portugal. Aos 43 anos, já é patroa de Manuel Luís Goucha, um dos homens que a colocaram na televisão, e manda em tudo o que é entretenimento e ficção na TVI.

Para atingir este patamar, não precisou de esperar mais do que duas décadas. A caminhada que fez não teve qualquer recuo e Cristina Ferreira conseguiu adquirir o estatuto de “rainha da televisão nacional”, muito por força de ter sido quase sempre líder em todos os formatos pelos quais passou. Desde o ‘Você na TV’, na TVI, até ao ‘Programa da Cristina’, na SIC.

Cristina Ferreira Formação.

A comunicadora nasceu a 9 de setembro de 1977, na Malveira. É filha única e os seus pais são feirantes. Licenciou-se em História e depois em Ciências da Comunicação, tendo ido estagiar para a RTP, onde acabou por ser rejeitada, mas com boa referência. Na avaliação do estágio, assinada por Manuel da Costa, foi indicado que deveria ser colocado no topo da lista para uma eventual futura contratação.

Embora não tenha conseguido à primeira, não desistiu do sonho de fazer televisão. Inscreveu-se num curso de apresentação, lecionado por Emídio Rangel, na Universidade Independente, em Lisboa, onde teve Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro como professores. Foi uma porta de entrada na TVI. No fim dos seis meses de formação, foi chamada para conduzir o ‘Extra’ do ‘Big Brother’. Tinha 25 anos.

Depois, continuou a aventura no ‘Diário da Manhã’. Na altura, este bloco informativo tinha Júlia Pinheiro no principal papel e Cristina Ferreira teve a oportunidade de aperfeiçoar, ainda mais, as suas capacidades televisivas com algumas reportagens em direto.

Cristina Ferreira Você na TV.

Daí até ao ‘Você na TV’, com Manuel Luís Goucha, foi um instante. Ano de 2004. E 14 se seguiram com uma das duplas mais marcantes de sempre. Depois de regressar à TVI, Cristina Ferreira fechou o ciclo com Manuel Luís Goucha no matutino do canal de Queluz de Baixo, numa emissão especial realizada em setembro,  conquistando a liderança das audiências.

Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Você Na Tv
Instagram

Pelo meio, Cristina teve ainda outros desafios profissionais. Deu o rosto pelo ‘Uma Canção Por Ti’, ‘A Tua Cara Não Me é Estranha’, ‘Apanha Se Puderes’ ou ‘Dança com as Estrelas’. Em 2011, com apenas 33 anos, já não havia dúvidas das suas qualidades. Em abril desse ano, foi eleita a melhor apresentadora de televisão, na II Gala Troféus TV 7 Dias. Sucedeu, curiosamente, à “professora” Júlia Pinheiro.

O mesmo título, mas por votação feita na rede social Facebook, foi-lhe atribuído em 2012. Era como uma ponte para, em dezembro de 2013, ter assumido as funções de Diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI. Um cargo que, embora aliado ao de apresentadora de um programa líder de audiências, o ‘Você na TV’, não lhe foi suficiente. Em 2018, surpreendeu ao trocar Queluz de Baixo pela SIC.

Cristina Ferreira, Daniel Oliveira, Sic
Instagram

No Parque Holanda, em Carnaxide, iniciou, em janeiro de 2019, o ‘Programa da Cristina’. Foi líder absoluta e atirou o antigo colega, Goucha, para o segundo lugar nas audiências. Tinha o mundo televisivo aos seus pés e era apelidada, por muitos órgãos de comunicação social, como “rainha da televisão nacional”. O “casamento” com Daniel Oliveira, diretor de programas, também parecia correr de feição.

Acontece que, ambiciosa, queria mais. Tinha o cargo de consultora na SIC, mas a direção de programas não lhe dava ouvidos. O clima de tensão aumentou, ainda que longe do olhar dos telespectadores, e uma nova surpresa chegou em julho de 2020. Menos de dois anos depois de chegar ao canal da família Balsemão, Cristina regressou à “casa mãe”, a TVI. A SIC quer 20 milhões de euros de indemnização.

Cristina Ferreira
Instagram

Este regresso, porém, não foi um passo atrás na carreira. Nem mesmo para assumir as funções que tinha quando saiu. Desta vez, entrou nos corredores de Queluz de Baixo com a cabeça erguida. Diretora de Entretenimento e Ficção, apresentadora e acionista, com cerca de 2,5% das ações da Media Capital. Nas mãos, o poder de decidir sobre todos os conteúdos do canal, como tanto sempre quis.

Audiências Cristina Ferreira.

Na SIC com o ‘Programa da Cristina’, Cristina Ferreira só perdeu nas audiências apenas dois dias em um ano e meio de exibição. Por diversas vezes, a apresentadora atingiu mais audiência do que a RTP1 com o ‘Praça da Alegria’ e a TVI com o ‘Você na TV’ juntas. Já na TVI, com o ‘Dia de Cristina’, Cristina Ferreira tem garantido a liderança das audiências no período da manhã, no entanto, à tarde, ainda não conseguiu liderar as audiências.

Fora do grande ecrã, recorde-se, também dá cartas. Para além dos vários anúncios publicitários nos quais dá a cara, criou o blogue ‘Daily Cristina’, lançou a biografia ‘Sentir’, o livro de receitas ‘Deliciosa Cristina’ e a revista mensal ‘Cristina’, que tanto tem dado que falar pelos temas sensíveis que procura abordar. Tem ainda a loja ‘Casiraghi Forever’ de sapatos, acessórios e perfumes.

A vida pessoal.

Cristina Ferreira Instagram.

Conta de Instagram oficial

Dona de uma conta de Instagram com mais de 1,4 milhões de seguidores, não há dia no qual Cristina Ferreira não a atualize. Contudo, fá-lo sobretudo para transmitir novidades profissionais. Fotografias da vida pessoal, em particular do filho ou dos familiares, não constam nas novidades que a apresentadora coloca nesta plataforma da Internet, ao contrário de outras figuras públicas.

Porém, há várias informações que são do conhecimento público. Por exemplo, foi mãe por uma única vez, a 4 de junho de 2008, de Tiago, fruto de uma relação que Cristina Ferreira manteve, desde os 17 anos, com o ex-jogador de futebol António Casinhas. O casal, que nunca subiu ao altar, separou-se no verão de 2011, sendo que desde então a comunicadora, de 43 anos, nunca mais assumiu qualquer relação.

Tal desinteresse – ou falta de sorte – no amor tem sido alvo de muitas notícias ao longo dos últimos anos. O modelo Ruben Rua, dez anos mais novo, já foi apontado como namorado dela por diversas vezes, mas tanto um como outro têm teimado em negar um envolvimento.

Ruben Rua e Cristina Ferreira.

Atualmente, porém, já se afirma com mais certeza que a seta do cupido os atingiu. Diz-se na imprensa cor de rosa que a relação entre os dois ganhou mais vida depois da saída de Cristina Ferreira da SIC, durante as ‘quentes’ férias de ambos. No início de outubro, por exemplo, fizeram uma escapadinha romântica ao litoral alentejano. Segundo a TV Guia, vivem há vários meses um romance secreto.

Cristina Ferreira, Ruben Rua
Instagram

Quando é que terá começado o namoro?

Embora não confirmado por qualquer um dos dois, terá começado depois de Cristina ter trocado a SIC pela TVI. A apresentadora refugiou-se junto daqueles que lhe são mais próximos e Ruben Rua terá sido um verdadeiro porto de abrigo, fazendo com que a amizade de vários anos crescesse para algo mais. O modelo também estava novamente solteiro, depois do fim da relação com Amanda Amorim.

Recentemente, o portuense também apareceu a conduzir o jipe da apresentadora, transportando-a para um evento no qual a empresária lançou mais um projeto. “De há quatro anos para cá, começamos a ter uma relação mais próxima e será assim para a vida. Há pessoas que, sabemos, vão ficar para sempre connosco e o Ruben é uma delas“, disse Cristina Ferreira à imprensa.

Cristina Ferreira tem namorado?

Também recentemente, em entrevista à Rádio Mega Hits, Ruben Rua foi questionado sobre a cumplicidade – e eventual relação – com Cristina Ferreira. Não negou. “Acho que namorar não é um verbo que se possa aplicar. O que sinto por ela é amor“. Que tipo de amor? São namorados? Só os dois é que sabem. Mas onde há fumo, há fogo.

Cristina Ferreira, Ruben Rua
Instagram

Leia também: Cristina Ferreira de rastos: “O período mais difícil da minha vida”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News