fbpx

“Casavas-te com esta mulher? – Não, de todo” – José Alberto Carvalho e Miguel Sousa Tavares são alvo de críticas

"Não foi ela que ganhou o concurso, foi uma operação - ou várias - de cirurgia plástica e medicina molecular".

Duarte Costa
3 min leitura

José Alberto Carvalho recebeu Miguel Sousa Tavares no Jornal Nacional, da TVI, e um dos temas em análise foi a eleição de Marina Machete, jovem de 28 anos que nasceu homem mas agora é mulher, como Miss Portugal.

Não foi ela que ganhou o concurso, foi uma operação – ou várias – de cirurgia plástica e medicina molecular. É por isso que foi eleito. O juri apreciou o resultado de sucessivas operações plásticas que correram bem e tratamentos moleculares ou celulares. E é esse o resultado“, explicou Miguel Sousa Tavares, antes de lançar uma questão ao pivô: “Tu casavas-te com esta mulher?“.

José Alberto Carvalho mostrou-se um pouco atrapalhado com a pergunta, numa primeira reação, mas acabou por responder. “Não, não. De todo. E tu também não…“, atirou. “Eu também não“, confirmou Miguel Sousa Tavares.

José Carlos Malato, apresentador da RTP1, partilhou esta parte da conversa na sua página de Instagram e deixou um desabafo. “Chauvinismo em estado puro. Vergonha!“.

Na caixa de comentários, multiplicam-se as reações. “Não pensei chegar a 2023 e ver isto na televisão portuguesa“, “Não casava com ela… Como se ela quisesse casar com eles” ou “Que desilusão, José Alberto Carvalho! Deixou o jornal para ir à tasca falar com o outro. Que fiquem por lá” são algumas críticas.

Há, porém, quem tenha um ponto de vista diferente. “Retirar uma vitória a quem biologicamente nasceu Mulher, num concurso de beleza feminino, também é uma forma de discriminação! Respeito cada um como é, mas não estou de acordo com esta eleição. Não discriminemos ainda mais a Mulher“, “É trans… Tem cromossoma XX? Não. Tem XY. Como pode concorrer? Lembro: é trans. E está tudo bem. Não deve é entrar em concursos destinados a mulheres que nasceram com os cromossomas do género feminino” ou “Somos uma sociedade livre. Cada um é livre de pensar e dizer o que lhe vai na alma” são outros exemplos.

Leia também: Após ser coroada Miss Portugal, Marina Machete quer canalizar atenção para “ação social”