fbpx
SIC Audiências TVI

Polémica! SIC ameaça TVI com processo após boatos sobre fraude nas audiências

Logo Sic Tvi Audiências
Reprodução

O jornal Tal & Qual e a TVI24 noticiaram que as audiências estão sob suspeita de fraude. A SIC, atual líder na guerra das televisões, já ameaçou os dois órgãos de comunicação social com um processo.

DIAP – Departamento de Investigação e Ação Penal – quer saber se existe algum tipo de fraude no apuramento das audiências que têm sido favoráveis à SIC. O canal é líder há 28 meses consecutivos, segundo a GfK, e a TVI até já veio colocar em causa a fiabilidade desta empresa, a mesma que, antes da mudança de paradigma na televisão nacional, atribuiu anos de vitórias à estação de Queluz de Baixo.

Segundo o Tal & Qual, jornal que regressou às bancas há apenas duas semanas, a investigação pretende apurar se existe algum tipo de manipulação nos valores que são tornados públicos pela GfK, a entidade a quem compete a medição das audiências. De sublinhar que o vencedor desta guerra televisiva, estatuto que atualmente é atribuído à SIC, favorece o canal em termos de receitas publicitárias.

Entretanto, e depois de a TVI24 noticiar também este assunto, a SIC já respondeu através de um comunicado. O canal de Paço de Arcos garante que não está par de qualquer investigação e reserva-se no direito de agir judicialmente contra a TVI e contra o Tal & Qual.

Leia aqui o comunicado:

«No seguimento da notícia publicada hoje no semanário Tal & Qual, e posteriormente veiculada pelo canal TVI24, na qual se diz que terá sido denunciada “uma combinação entre o grupo Impresa (SIC) e a empresa que mede as audiências para, alegadamente, aumentar artificialmente os números do canal de Francisco Pinto Balsemão”, o que terá despoletado uma investigação do DCIAP, a SIC e o Grupo Impresa informam que:

– não estão a par de qualquer investigação nem foram contactados pelas autoridades sobre este assunto;

– é absolutamente falsa, de má-fé e lesiva a acusação que o Tal & Qual e a TVI tentam fazer passar de concertação entre SIC e a empresa que mede as audiências para a CAEM, a GfK;

– tal como o resto do mercado, representado pela CAEM (que agrega anunciantes, agências e meios de comunicação social), exceto, aparentemente, a TVI, confiam no sistema de medição de audiências em vigor, algo que acontecia mesmo durante os anos em que a SIC não foi líder de audiências;

– reservam-se no direito de recorrer aos meios legais ao seu dispor para defender a sua reputação.»

Leia também: Afinal, o que são as audiências? Perceba aqui a “guerra das televisões”

Logo Sic Tvi Audiências
Reprodução
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A TVI tem que saber perder, ou mudar os conteúdos!
    Não vale tudo para confundir…é só comparar os programas!
    Acho que a Cristina Ferreira cansa com tanto espalhafato e vulgaridade . Aos poucos, os espetadores vão constatando que tudo nela é artificial. Aquela de gozar com as prendinhas das crianças mostrou que entende pouco de Psicologia infantil e revelou muito pouco respeito pelos educadores e muita hipocrisia. A partir daí, tudo nela me soa a falso!

    • E não deixa de ser muito curioso, aparecerem denúncias de perfis falsos na internet, de apoio aos programas da Cristina Ferreira.
      Recordo que em Fevereiro de 2019, quando ela estava na SIC, era o Manuel Luís Goucha que se queixava da existência de perfis falsos de apoio ao programa da Cristina na SIC, no sentido de desvalorizarem o programa dele na TVI.
      Não seria nada de novo – Trump; Bolsonaro e diversos políticos portugueses!!!!

ATV News