fbpx
Audiências

Afinal, o que são as audiências? Perceba aqui a “guerra das televisões”

Daniel Oliveira, Cristina Ferreira, Sic, Tvi, Audiências
Instagram

A SIC e a TVI têm protagonizado uma autêntica luta pelas audiências. Mas, afinal, o que significam elas?

As audiências são fundamentais para qualquer canal de televisão, especialmente os privados. Dado que estes vivem sobretudo do dinheiro obtido através da publicidade, terem mais ou menos audiência pode ser fundamental na obtenção desse mesmo lucro. Daí, por exemplo, que os intervalos sejam repletos de anúncios publicitários. É isso que está a ajudar financeiramente a estação televisiva.

Rating e share

Todos os dias, quando atualizamos as audiências obtidas pela SIC e pela TVI, principais protagonistas da versão portuguesa desta “guerra”, fazemos referência ao rating e ao share.

Saiba que rating se trata do número média de pessoas que assistem a determinado programa. Ou seja, sendo que Portugal tem cerca de 10 milhões de cidadãos, falarmos em 1% de rating significa, mais ou menos, 100 mil telespectadores.

Quanto ao share, tem a ver com a percentagem de pessoas que, a assistirem televisão, estavam sintonizadas naquele canal. Ou seja, dizer que a SIC ou a TVI obtiveram 50% de share significa que metade dos televisores, naquele horário, estavam ligados na SIC ou na TVI.

Como são medidas as audiências?

Em Portugal, as audiências são apuradas pela GfK. Para isso, foram instalados aparelhos, em 1 100 lares, que permitem a essa empresa perceber qual o canal e programa que foi visualizado e o respetivo horário.

Essa população amostra foi determinada com base num estudo-base presencial em 10 mil lares, sendo estes escolhidos através de informação presente nos Censos.

Leia também: Audiências: SIC regressa à liderança após desaire no sábado

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News