fbpx

José Wallenstein fala sobre os irmãos: “Invadiram-me o meu espaço afetivo de uma maneira brutal”

O ator José Wallenstein falou sobre a vida e a perda do filho a Daniel Oliveira...

A Televisão
3 min leitura
Instagram

José Wallenstein, o ator que está de regresso à SIC, foi convidado do ‘Alta Definição’, deste sábado, dia 11 de março.

Fui uma criança muito desejada porque os meus pais perderam à nascença um irmão meu, que faleceu no parto – tinha o cordão umbilical à volta do pescoço e os meus pais rapidamente tentaram ultrapassar esse trauma“, contou a Daniel Oliveira, sobre a sua infância.

Depois recordou a chegada dos dois irmãos gémeos, e o quão complicado foi aceitá-los e dividir o amor dos pais: “Nem a minha própria mãe sabia, só soube no parto que eram gémeos“.

Invadiram-me o meu espaço afetivo de uma maneira brutal. Podia ter-me tornado num criminoso porque teve um tal impacto em mim, que um dia que estava com os meninos com um mês ou dois, entrei no quarto deles com uma tesoura e estava a escolher qual é que matava primeiro“, continuou a contar.

A minha mãe, felizmente, entrou, agarrou-me no pulso e perguntou-me [com calma] o que é que eu estava a fazer. Não sei se não teria matado um deles“, revelou José Wallenstein.

No entanto, com o passar dos anos, o ator confessa que a relação com os irmãos melhorou e que é muito boa: “Foi uma relação de “fraternidade”“.

Para além das recordações de infância o ator, recordou o dia em que perdeu o filho, Simão, com cinco meses, que nasceu com Trissomia 21 e uma malformação cardíaca.

Ele tinha um diagnóstico vão, porque segundo dados da época, metade das crianças com Trissomia nasce com uma deficiência na formação cardíaca […] E a perspetiva era ele conseguir sobreviver até um ano de idade e poder ser operado… Infelizmente, o Simão não resistiu“, explicou o ator.

Fiz o que foi possível, o máximo, naqueles cinco meses da vida do Simão. Dei a minha vida a ele, mas não consegui lutar contra a natureza e a fatalidade da morte“, continuou a falar do filho.

Depois da morte do bebé, José Wallenstein confessou ter sentido uma tristeza profunda e um misto de sensações. “Isto pode ser estranho de dizer – a natureza resolveu o problema […] A perda de um filho é uma coisa terrível, mas ao mesmo tempo há uma sensação de alívio, digo com toda a honestidade“, assumiu, referindo-se a tudo o que implica ter um filho com Trissomia 21.

Daniel Oliveira partilhou o teaser da entrevista, e após a mesma, a caixa de comentários encheu-se de elogios. “Grande Zé”, “Que senhor” e “Gigante ator”, são alguns exemplos que pode encontrar.

Atualmente, o ator de 63 anos, participa na novela “Flor sem tempo”, da SIC.

Siga-me:
Redactor.