fbpx

Helena Costa recorda luta contra o cancro do pulmão: “É um bocado assustador”

Sara Almeida
2 min leitura
Instagram

Helena Costa foi diagnosticada com um tumor carcinoide e teve que retirar parte do pulmão.

Helena Costa esteve no programa ‘Casa Feliz’, esta sexta-feira, dia 5 de novembro e falou sobre o problema de saúde que teve este ano.

“Eu tenho tendência a ignorar um bocadinho porque acho sempre que está tudo bem”, começou por dizer sobre a altura em que descobriu o tumor.

“Naquela altura estava a fazer uma novela, estava muito cansada e não liguei aos sinais de falta de ar, de uma espécie de pieira. Ignorei um bocadinho. Só no fim da novela é que fiz exames e fui tentar perceber o que se passava”, acrescentou. A atriz referiu ainda que o médico lhe disse que este tumor “pode aparecer em crianças de 10, 14 anos”.

Foi só após fazer um tratamento para a asma que se aperceberam do tumor. “Estava numa zona que dava para operar. Foi a minha sorte e o meu medo era se existissem metástases noutras zonas do corpo. É um bocado assustador. A partir do momento em que nos dão o diagnóstico cai-nos tudo. Ninguém está à espera…”, revelou.

“Parece que vivia, de repente, numa realidade paralela… Eu já não estava em mim, só olhava para as minhas filhas e pensava: ‘Como é que é possível? Tão pequeninas. Vão deixar de ter…’ Até me custa pensar”, afirmou.

A artista admitiu que o processo de recuperação foi difícil e lento. “Mas faz parte do processo. Eu tirei metade do pulmão e agora é sempre a melhorar e para um estilo de vida, principalmente mental, mais saudável”, admitiu.

Sete meses depois, Helena Costa é agora rosto de uma campanha de sensibilização contra o cancro do pulmão.

Veja aqui o vídeo.

Leia também: Helena Costa faz balanço sobre ‘Amar Demais’: “A novela mais marcante que fiz até hoje”