fbpx

Diretor da CMTV sai em defesa de Ricardo Araújo Pereira

Piada de Ricardo Araújo Pereira sobre Marcelo Rebelo de Sousa valeu-lhe uma denúncia no Ministério Público.

Duarte Costa
3 min leitura
Imagens: SIC | CMTV

Carlos Rodrigues, diretor da CMTV, dedicou o espaço de opinião que lhe está reservado na revista TV Guia para partir em defesa de Ricardo Araújo Pereira, anfitrião do programa Isto É Gozar Com Quem Trabalha, da SIC, que foi alvo de uma denúncia no Ministério Público por causa de um segmento sobre Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

O programa de Ricardo Araújo Pereira que brincou com Marcelo e as suas piadas sobre decotes foi alvo de uma denúncia no Ministério Público, pelo que se segue o respetivo processo. É fundamental reiterar a primazia da liberdade sobre qualquer tentativa de condicionar ou sancionar um conteúdo ou um programa, seja ele qual for, com maior ou menor gosto e bom senso. Censura, não. Jamais“, sublinhou.

Segundo o jornal Nascer do Sol, os queixosos consideram estar em causa a prática de “crimes de ofensa à honra do Presidente da República” e “ultraje de símbolos nacionais e regionais“.

Tudo com recurso a imitação de voz e postura, uso de imagens reais do visado, fotomontagens, manipulação de retratos e imagens verídicas, sobreposição de adereços impróprios e obscenos, colagem a imagens autênticas de militares das forças armadas em desfile e continência (…) num contexto de cerimónia nacional, símbolos e insígnias nacionais“, lê-se na denúncia que foi feita por um cidadão anónimo.

Diretor da CMTV chegou a criticar Ricardo Araújo Pereira

Carlos Rodrigues criticou Ricardo Araújo Pereira, no primeiro trimestre de 2022, depois de o profissional da SIC ter feito paródia com o trabalho desempenhado por Francisco Penim na Ucrânia.

Na altura, o diretor da CMTV disse que “é muito fácil para todos nós, num gabinete climatizado” ou “num estúdio“, criticar o trabalho de outro profissional. Isto depois de ter referido que o “ataque” feito por Ricardo Araújo Pereira foi “descontextualizado, feroz e até indigno“.

Entretanto, face à morte de um jornalista norte-americano na Ucrânia, pelas tropas russas, Carlos Rodrigues voltou a deixar uma crítica ao anfitrião do Isto É Gozar Com Quem Trabalha.

Brent Renaud, jornalista, ex-profissional do New York Times, morreu na Ucrânia, vítima, ao que tudo indica, de disparos russos. Outro profissional ficou ferido. A guerra é uma realidade cruel, que a ninguém poupa, e a presença em locais de combate é de uma dureza incompreensível para quem nunca sai de um estúdio, seja de informação, seja de entretenimento ou humor“, escreveu também na revista TV Guia.

Leia também: Ricardo Araújo Pereira é condenado pelo grupo Cofina: “Simplesmente lamentável”