Audiências à Lupa

Audiências à Lupa | Especial Futebol: setembro de 2013

AudiênciasàLupa_destaque

Depois da análise geral do mês é a vez de avançarmos para o Audiências à Lupa – Especial Futebol do mês de setembro. Num mês que ficou marcado pelo regresso dos jogos da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, assim como os últimos jogos de qualificação para o Mundial de 2014 da Seleção Principal, e ainda o início da qualificação para o Europeu de 2015 da Seleção de Sub-21.

Em setembro foram transmitidos seis jogos em sinal aberto, quatro na RTP1, um na SIC e um na TVI. Na RTP1 foram transmitidos os jogos das duas seleções das quinas (Principal e Sub-21) – dois de qualificação e dois particulares. O de qualificação da seleção principal frente à Irlanda do Norte, obteve 1.805.000 espetadores, sendo, portanto a segunda partida mais vista do mês, enquanto o particular com o Brasil, não chegou ao meio milhão de telespetadores, devido ao facto de ter sido transmitido de madrugada. Por sua vez jogo de qualificação das camadas jovens frente à Noruega obteve mais de 700.000 espetadores e o particular obteve menos de 400.000 espetadores. Sem surpresas, a seleção AA desperta o interesse dos portugueses, enquanto a seleção dos sub-21 nem tanto.

Na SIC, o jogo a contar para a Liga Europa – Paços de Ferreira X Fiorentina conseguiu mais de 600.000 espetadores. Com pouco interesse devido à inexistência dos clubes grandes nesta competição, a verdade é que o interesse para  as partidas emitidas é também menor.

Por fim a TVI, transmitiu o jogo Benfica X Anderlecht, da Liga dos Campeões, que juntou mais de dois milhões de espetadores, ao pequeno ecrã, sendo esta a única partida emitida em sinal aberto que envolveu um dos chamados clubes grandes.

SETEMBRO_futebol

Fazendo um balanço geral, os jogos que captaram maior audiência foi o jogo do Benfica para a Liga dos Campeões, sendo o mais visto do mês, a seguir vem o Irlanda do Norte X Portugal. Pelo contrário, o menos visto foi o jogo da seleção sub-21 contra a Polónia.

Estes valores que foram obtidos não são surpreendentes, já que vem sendo hábito haver essencialmente (clubismos áparte) dois grandes focos de atenção desportiva: a seleção portuguesa e o Benfica, particularmente as competições europeias que envolvem o clube da Luz, mas não só. É por essa razão que podemos concluir que, nesta altura, as apostas na seleção por parte da RTP e na Liga dos Campeões por parte da TVI são mais acertadas do que a Liga Europa que é emitida pela SIC. Contudo, certamente que esta situação se pode reverter, bastando para tal que as equipas portuguesas – o Benfica e/ou Porto possam estar presentes na competição «secundária» da Europa.

Recorde-se que recentemente o Governo voltou atrás na sua decisão de não considerar a Liga Portuguesa como interesse público, o que poderá levar ao regresso daquela competição a sinal aberto. Efetivamente, tenho dúvidas que haja um canal que tenha, não só recursos financeiros para a adquirir, mas também que tenha assim tanto interesse, porque se atendermos às preferências dos portugueses – anteriormente mencionadas – Portugal e Benfica são os focos de atenção dos portugueses.

Restar-nos-á aguardar para perceber como vai ser a evolução deste tema nos próximos meses. Certo é que a haver esse regresso, apenas acontecerá no próximo ano. Até lá, teremos vários meses para olhar as Audiências à Lupa. Fique atento porque a edição referente ao mês de outubro está para breve.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News