Audiências à Lupa

Audiências à Lupa – Especial Futebol: mês de outubro

AUDINC~1

Depois da análise geral do mês é a vez de avançarmos para o Audiências à Lupa – Especial Futebol do mês de outubro. O destaque do mês vai para a seleção principal que acabou a qualificação para o Mundial de 2014, em segundo lugar, tendo sido apurada para o play-off, que se vai jogar em duas mãos contra a Suécia, ocorrido no mês de novembro.

Neste mês de outubro houve a transmissão de oito jogos em sinal aberto (quatro na RTP1, dois na SIC e dois na TVI). Na RTP1 foram transmitidos os dois últimos jogos de qualificação da equipa principal, que tiveram em média 1.750.000 espetadores e quase 43% de quota de mercado. O canal público também exibiu dois jogos de qualificação para o Europeu de 2015, da equipa de sub-21, que tiveram em média mais de meio milhão de telespetadores e 22,3 de share.

Na SIC foram transmitidos dois jogos da Liga Europa, que envolveram o Vitória de Guimarães, que contou com uma média de quase 700.000 espetadores, com 22,7% de share.

Por fim, a TVI teve a transmissão de dois jogos do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões com uma média de mais de dois milhões de espetadores e 42,4 de quota de mercado.OUTUBRO futebol

Olhando para a tabela do mês é de destacar que os jogos da Champions e da Seleção principal são os que juntam mais espetadores ao pequeno ecrã. Enquanto os da Liga Europa e da Seleção sub-21 são os menos vistos, não chegando sequer aos 25% de quota de mercado, nem aos 800.000 espetadores.

Esta explicação deve-se a dois fatores: primeiro à falta de interesse pelas camadas jovens e de não surgir nenhum clube dos três grandes na Liga Europa, pelo menos nesta fase. E outro fator é o facto dos jogos serem transmitidos fora do horário nobre, com frequência a meio da tarde, o que impossibilita, no geral, a obtenção de melhor audiências.

Quanto à Champions não há ainda garantias que o Porto ou o Benfica passem à próxima fase da competição, podendo ser despromovidos para a Liga Europa, sendo que a partir daí a jogada das audiências está no lado da SIC, como tem acontecido nas últimas temporadas a partir de fevereiro de 2014. Resta-nos, portanto, aguardar o resultado dos próximos jogos para saber o futuro das equipas portuguesas nas competições europeias.

O Audiências à Lupa regressará com a análise do mês de novembro e, subsequentemente, voltamos ao futebol, já que esse é um dos eventos televisivos que melhores audiências gera.

 

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News