fbpx

Audiências à Lupa: outubro de 2013

Diana Casanova
6 min leitura

Audiências À Lupa_Logo_2013

A rentrée estava a todo o vapor já neste mês de outubro e nada melhor, por isso mesmo, do que passar a pente fino a evolução das audiências no decorrer desse período. Olhemos, então, as Audiências à Lupa do mês de outubro.

Outubro 1A luta que vinha sendo mais renhida nos meses anteriores agora tornou-se mais fácil para a generalista líder. É que a TVI foi a estação que, indiscutivelmente, conseguiu cativar mais os portugueses. Embora com períodos em que é derrotada – nomeadamente em horário nobre com Sol de Inverno a levar a melhor sobre Belmonte, a verdade é que no cômputo geral dos dias sai deste mês invicta. É mesmo a RTP1 que se aproxima desta num dia em que houve jogo da seleção.

Relativamente à SIC continua a manter os seus valores muito próximos dos 20% de share e bastante constantes, ao contrário, por exemplo de Queluz de Baixo e da estação pública, que efetivamente sofrem de uma maior amplitude audimétrica.

O Cabo mantém-se como a solução preferida dos portugueses, com valores sempre acima dos 35% de audiência média, o que significa e confirma a tendência que vem sendo assumida nos últimos meses – os espectadores querem mais do que é oferecido pelas generalistas. É curioso e interessante ver que, em certa medida, estas estão a perceber isso mesmo e podem vir a apostar em novos formatos.

Por outro lado, importa salientar que a luta aos domingos foi, em outubro, bastante interessante. Factor X venceu nesse período a Casa dos Segredos 4, mas a verdade é que já se viu que as expectativas estavam demasiado elevadas para aquilo que se veio a materializar nas galas. Contudo, este será um tema a desenvolver mais detalhadamente nos próximos Audiências à Lupa. Certo é que o reality show da TVI tem contribuído de forma preponderante para a recuperação, ainda que parcial, do horário nobre da televisão portuguesa nos dias úteis, pese embora a principal novela da SIC ainda seja líder face à sua concorrência direta.

Vejamos, então mais detalhadamente as audiências dos fins de semana de outubro.

Outubro 2De notar realmente a significativa constância da SIC, assim como do próprio Cabo, nos sábados e domingos, em que pouca é a diferença entre ambos os dias. Por sua vez, a TVI tem valores tipicamente mais elevados, mas em que a amplitude de audiências é maior. O mesmo se passa com o primeiro canal público, ao contrário da RTP2 que se mantém constante quer aos fins de semana, quer durante os dias úteis.

Foi em outubro, como já foi mencionado, que se iniciou uma grande batalha na televisão portuguesa, a ocorrer, essencialmente, aos domingos. Se é verdade que Factor X levou a melhor nas primeiras emissões, a verdade é que a Casa dos Segredos se manteve sempre muito próxima, o que permitiu à TVI, assente num day time mais competitivo, continuar a liderar nesses dias por larga margem.

Seguem-se, então, os números do mês de uma forma resumida.

Outubro QuadroNote-se o distanciamento da TVI face às restantes generalistas, registando uma média perto dos 25%. Os três canais estão então separados entre si por cinco pontos percentuais, o que revela bem a tendência desta rentrée. É certo que, pontualmente e em alguns horários, a vitória segue para Carnaxide, mas nunca com grande margem face à TVI, o que permite a essa estação liderar de forma cómoda. Enquanto não houver uma mais regular vitória em horários-chave (incluído que seja o day time), nada poderá ser feito para relegar Queluz de Baixo para outro lugar que não seja o primeiro. Ainda assim, a prova que é possível é que a sua ficção já não é o que era e, embora Belmonte tenha vindo a fazer bons números, raras são as vezes que vence Sol de Inverno.

Como já tinha sido referido a amplitude audimétrica da SIC é a menor, sendo que a RTP1, TVI e Cabo registam valores abismais, entre o mínimo e o máximo no mês de outubro. É curioso verificar isso mesmo, realmente, pois permite-nos também constatar que existiram eventos excecionais e diários que fizeram uma (ligeira) reviravolta nos números de cada canal. A verdade é que o público da SIC parece ser o mais fiel, mas também não aumenta muito, é um facto…

Resta-nos, portanto, continuar a acompanhar a evolução das audiências na televisão portuguesa, pois o interesse mantém-se. O Audiências à Lupa estará de regresso na 4ª feira com a análise dos jogos de futebol emitidos em sinal aberto no mês de outubro, fique atento!

Redatora e cronista