RTP

Polémica na RTP! Nuno Artur Silva debaixo de fogo devido a esquema milionário

Facebook

Os contratos milionários que a RTP está a negociar com a Produções Fictícias continuam a dar que falar. Isto porque o fundador, Nuno Artur Silva, trabalhou como administrador e assessor criativo de programas da estação pública entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2018.

Uma incompatibilidade de cargos que o próprio nunca procurou resolver e que viria a ser denunciada pelo Conselho Geral Independente da RTP, que conseguiu retirá-lo do cargo devido a esse mesmo fator.

Atualmente, Nuno Artur Silva é secretário de estado da cultura e já não exerce funções nem na RTP nem na Produções Fictícias. Contudo, vendeu esta ao sobrinho e o valor que irá receber não é fixo. Ou seja, quanto maior for o valor a ser pago pelos negócios que estão a ser feitos em 2019 e em 2020 maior será a fatia que este irá receber.

Por esta altura, são três os negócios que estão ou já foram feitos, recentemente, entre a RTP e a Produções Fictícias. Tratam-se de ‘Fascínio das Histórias’, no valor de 20 mil euros, e que já foi emitido, ‘Encarregados de Educação’, por 390 mil euros, ainda em avaliação, e um outro que está na calha, do realizador Virgílio Castelo, que poderá ascender aos 600 mil euros.

Convidado a pronunciar-se sobre este caso, o comentador da SIC Notícias José Miguel Júdice manifestou-se escandalizado. “Se isto não é conflito de interesses, o que é conflito de interesses?”, atirou, ressalvando que independentemente do que Nuno Artur Silva venha a utilizar em sua defesa, os contratos estão já escritos e assinados.

“O que li nos jornais é que a empresa tem estado a trabalhar para a RTP, que é do Estado, que os resultados de 2019 e 2020 são relevantes para a determinação do preço de venda da empresa. Ora, sendo assim, acho que há aqui realmente um verdadeiro conflito de interesses”, disse também Júdice ao jornal i.

“Ou a empresa não trabalhava para entidades públicas ou então o contrato não devia prever uma vantagem para a hipótese de os resultados serem mais positivos”, concluiu.

Polémica na RTP! Canal público faz negócios milionários com a Produções Fictícias

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News