fbpx

ParabĂ©ns, Catarina Furtado: “Cheguei aos 50 e sinto-me melhor do que nunca”

Duarte Costa
4 min leitura
Instagram

Catarina Furtado celebra nesta quinta-feira, 25 de agosto, o 50.º aniversário.

Num dia que é especialmente marcante para Catarina Furtado, dado que completa exatamente meio século de vida, a apresentadora da RTP utilizou a rede social Instagram, ao início da manhã, para admitir o quanto se sente bem nesta idade.

Cheguei aos 50. Aos 50 anos de hoje e nĂŁo aos novos 30, como se diz agora. Tenho feito um trabalho que começou há muito tempo, interior e exterior, que me permite afirmar com toda a honestidade: sinto-me melhor do que nunca“, garantiu.

Sempre dei igual importância ao corpo e Ă  cabeça. Investi na prevenção, porque depende de nĂłs acreditar que podemos crescer (para nĂŁo dizer envelhecer) de forma saudável. E fazer por isso. Assumo que sempre fez parte da minha missĂŁo poder contribuir para acabar com uma cultura de descarte, de estigma e de preconceito em relação Ă  idade da mulher. E nĂŁo recebo como um elogio dizerem-me «NinguĂ©m acredita que tens 50 anos. Estás incrĂ­vel!». Sinto atĂ© um certo incĂłmodo porque a frase transpira condescendĂŞncia“, acrescentou Catarina Furtado.

Interessa como nos sentimos, de verdade. É fundamental ouvirmos a nossa cabeça e promovermos a saĂşde mental. E quase tudo se resume a autoestima, segurança emocional, boa relação com o corpo, com a intimidade, com o sexo, com a liberdade, ter um propĂłsito de vida, paixĂŁo pelo trabalho, confiança. Ficamos empoderadas, donas das nossas decisões, e com muita garra para as conquistas pessoais e profissionais“, explicou ainda a profissional de televisĂŁo.

Catarina Furtado revelou ainda que tem um grande carinho e respeito por ela prĂłpria e que vai sempre atrás daquilo que a faz feliz, mesmo que para isso tenha “medos e dĂşvidas“. “Fazem parte, mas sĂŁo vividos de forma diferente nesta altura do nosso campeonato. Aos 50, finalmente, somos o nosso maior investimento, com bom aspecto, saĂşde e uma super disposição para amar e ser amadas“, frisou ainda a companheira do ator JoĂŁo Reis.

Estou muito grata Ă  vida por ter chegado aqui com tanta serenidade (e agilidade), mas sei que trabalhei para isso, tomando bem conta de mim: atravĂ©s da alimentação; exercĂ­cio fĂ­sico; cuidados com a pele; exercendo voluntariado; assumindo causas; sendo uma realista otimista; fazendo muitas loucuras saudáveis; arriscando; gostando de gostar muito de pessoas; lutando pelos meus sonhos; combatendo a preguiça; acreditando que quem dá recebe e que nunca nada deverá ficar por resolver ou por dizer“, escreveu ainda a Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População.

Mas nĂŁo vos posso mentir: gostava de estar como estou mas de ter muitos mais anos pela frente do que aqueles que (supostamente) terei. Como nĂŁo Ă© possĂ­vel, aceito dando importância ao que Ă© realmente importante. Custa sentir que terei menos tempo, porque amo andar por cá, mas nĂŁo irei desperdiçar nem um segundo“, assumiu Catarina Furtado.

Por fim, aproveitou para “agradecer Ă s centenas de mulheres de todas as idades” que lhe oferecem elogios, confiam nela e pedem conselhos. “Temos de nos incentivar umas Ă s outras. Temos de semear a sororidade. Já cá cantam 50 orgulhosos anos e brindo tambĂ©m com o vosso maravilhoso carinho que me faz tĂŁo bem. Muita saĂşde e nĂŁo deixem nunca de dançar“, concluiu.

Leia também: Catarina Furtado: “É terrível perpetuarmos a ideia de que os 50 é um número que nos coloca fora de prazo!”