fbpx
RTP

Herdeiros de Saramago estreia na RTP1

Herdeiros De Saramago Rtp

Herdeiros de Saramago estreia esta segunda-feira à noite na RTP1 com o retrato intimo e afetivo de dos escritores premiados Paulo José Miranda e José Luís Peixoto.

Não foram apenas obras literárias que José Saramago deixou eternizadas, deixou um legado. Paulo José Miranda [Prémio Saramago 1999] e José Luís Peixoto [Prémio Saramago 2001] são os Herdeiros de Saramago que vamos conhecer no episódio de estreia. Duas vozes muito diferentes entre si com um elo em comum: a recriação literária da língua portuguesa.

Onze escritores premiados, onze filmes. Com autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira, a série documental Herdeiros de Saramago acompanha de perto cada um dos escritores premiados e dá-nos um retrato intimo e afetivo de algumas das vozes mais destacadas da língua portuguesa.

Paulo José Miranda

[Prémio Saramago, 1999, ‘Natureza Morta’]

Foi numa cabina telefónica do sul da Turquia que recebeu a notícia da distinção. Paulo José Miranda, o primeiro vencedor do Prémio José Saramago, viveu tantos anos fora de Portugal que é, ainda hoje, para muita gente, um autor a descobrir. Com o dinheiro do prémio ofereceu uma câmara de filmar que veio a dar origem a outros prémios, um deles no Festival Indie Lisboa. Sente-se mais leitor que escritor e é à filosofia que recorre para alargar as fronteiras do seu desconhecimento. Foi a ligação à música que o fez escrever o romance premiado.

José Luís Peixoto

[Prémio Saramago, 2001, ‘Nenhum Olhar’]

As tatuagens e os piercings tornaram-se imagem de marca de um escritor que prefere, no entanto, ser reconhecido por ter ganho o Prémio José Saramago. Foi, aliás, o mais jovem autor a recebê-lo e com esse reconhecimento pôs Galveias, a pequena vila alentejana onde nasceu, no mapa da literatura portuguesa. É por esse território de afetos, onde até existe uma rua com o seu nome, que José Luís Peixoto nos conduz. Visitamos a serração do pai, vemo-lo regressar a um ensaio da banda filarmónica e percebemos como a mãe foi determinante para o tornar um contador de histórias.

Herdeiros de Saramago estreia dia 16 de novembro, às 22h30, com a emissão semanal de dois episódios, na RTP1.

Leia também: Concursos 760 e 761 em risco. SIC e TVI apanhados de surpresa

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News