fbpx
RTP SIC TVI

Guerra na Ucrânia. Jornalistas revelam o que sentiram: “Estávamos sempre à espera que a coisa piorasse…”

Jornalistas, Guerra Na Ucrânia
Instagram

Pedro Mourinho, Ana Peneda Moreira e José Rodrigues dos Santos foram os enviados especiais de Portugal até à Ucrânia.

Pedro Mourinho, Ana Peneda Moreira e José Rodrigues dos Santos estiveram na Ucrânia a relatar os acontecimentos da guerra para Portugal.

“Não tenho sentido nada em particular desde que vim da Ucrânia, a não ser uma enorme vontade de voltar a Kiev. Há uma parte ali que faltou dar. Ou o fim do conflito, ou o agravar, ou desagravar do conflito. Estávamos sempre à espera que a coisa piorasse. Faltou esse lado…”, revelou Pedro Mourinho à TV Guia.

O jornalista acrescentou que veio “um bocadinho contrariado” porque não chegou a sentir o risco “de que se falou”. O mesmo aconteceu a Ana Peneda Moreira, que tinha o “sentimento de ficar”.

“O que percebemos foi que a situação em Kiev se ia agravar. Todas as nossas fontes encaminhavam para isso. Em poucos dias poderia significar ficarmos fechados em abrigos, sem conseguirmos trabalhar. Isso foi o que nos levou a sair. A minha frustração é obviamente a frustração natural de um jornalista que quer fazer bem o trabalho”, contou.

Por outro lado, José Rodrigues dos Santos relatou alguns problemas logísticos. “Os cartões de crédito não funcionavam. Não havia transferências bancárias, havia racionamento de gasolina, o acesso à alimentação era complicado”, recordou.

Ana Peneda Moreira, a repórter da SIC confessou que teve que fazer uma grande “gestão do bem-estar físico, emocional e intelectual no terreno”. “Nunca dormimos uma noite inteira. Nesse aspeto, o companheirismo que eu e o Fernando Silva tivemos foi importante. Fomos efetivamente companheiros de trabalho nas decisões que tomámos, no apoio mútuo”, explicou.

Pedro Mourinho também afirmou que não sente qualquer tipo de drama, depois de 16 dias na Ucrânia, e que “ao fim de uns dias”, os sons das sirenes “acaba por se tornar normal”. O jornalista da TVI está apenas cansado e com os sonos perturbados devido ao trabalho intenso.

Leia também: Pedro Mourinho faz relato arrepiante sobre a guerra na Ucrânia: “É impossível não mudar nada em nós…”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News

<>