fbpx

José Cid condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com grau de comendador

Carolina Pereira
2 min leitura
Presidência da República

O Presidente da República condecorou José Cid com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Este é um dia duplamente especial para José Cid. Além de celebrar o seu 80.º aniversário nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, o cantor foi também condecorado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2019, o artista recebeu o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, por “contribuições de significado artístico excecional para a música latina”.

Fundou a banda de covers Os Babies, em 1956, mas foi com o Quarteto 1111 que alcançou o sucesso, ao lado de Tozé Brito, Mike Sergeant e Michel Silveira. José Cid participou em várias edições do Festival da Canção, e publicou uma série de músicas, bem conhecidas pelo público português, como ‘Uma Cabana Junto à Praia’, ’20 Anos’ e ‘A Minha Música’.

Em 1978, lançou o aclamado discos ‘10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte’, que definiu como “uma obra-prima do rock progressivo”, e por muitos considerado um dos melhores álbuns de rock sinfónico de todos os tempos.

Para o verão de 2022, está previsto o lançamento de ‘Tozé Cid’, álbum que materializa um projeto comum com Tozé Brito, dedicado a canções do Quarteto 1111 proibidas pela censura, durante a ditadura.

Leia também: José Cid faz 80 anos: “Tenho apoiado Portugal como ninguém”

Relacionado: