fbpx

José Cid faz 80 anos: “Tenho apoiado Portugal como ninguém”

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

José Cid diz que tem três grandes amores e que um deles é o nosso país.

Cantor, compositor, músico instrumentista e produtor musical, José Cid, nome artístico de José Albano Cid Ferreira Tavares, celebra nesta sexta-feira o 80.º aniversário.

Questionado recentemente pela revista Nova Gente, sobre quem é o seu “grande, grande amor”, numa alusão a um dos seus temas, disse que são a mulher, Gabriela, a filha, Ana Sofia, e o próprio país. “São os meus três grandes amores. Não me fico só por um, mas, sem dúvida, três“, garantiu.

Depois, dentro do meu país, eu amo toda a gente. Porque tenho apoiado Portugal como ninguém. Porque em todas as vilas e cidades que eu canto, volto quatro ou cinco meses depois para fazer um concerto solidário, a favor dos soldados da paz, de crianças necessitadas ou de pessoas idosas. Por isso, eu amo o meu país e contribuo para a sua felicidade“, frisou.

Não só cantando, mas sempre solidário. E incito os meus colegas que sabem cantar com um piano ou viola debaixo do braço a fazerem o mesmo, porque há muitos que andam para aí que não sabem fazer isso“, acrescentou.

Natural de Chamusca, no distrito de Santarém, José Cid representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de Haia, Países Baixos, em 1980, com o tema ‘Um Grande, Grande Amor’. Amealhou 71 pontos e fechou o certame na sétima posição, por entre um total de 19 nações.

Em 2009, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Consagração e mais tarde, em 2016, recebeu o Prémio Pedro Osório pelo álbum ‘Menino Prodígio’. Outro ponto alto da carreira foi em 2019, quando conquistou um Grammy Latino.

Leia também: José Cid recorda declarações polémicas: “Já pedi humildemente desculpa”

Relacionado: