fbpx

Polémica da RTP e da TVI com a GfK mais perto do fim

A TelevisĂŁo
2 min leitura

Gfk-Logo

A polémica em torno do sistema oficial da medição de audiências televisivas em Portugal que envolve a RTP e a TVI contra a GfK, empresa de audimetria que venceu o concurso ficando a frente da Marktest desde março de 2012 pode estar mais perto do fim.

Segundo o jornal Correio da Manhã os dois canais já saldaram dívida de cerca de 150 mil euros cada e Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) deu agora luz verde a um auditoria excecional à empresa de audimetria. A verificação técnica ao sistema de audimetria da GfK, a pedido da RTP e da TVI, vai avançar na próxima semana e deverá estar concluída no próximo mês de dezembro.

A auditoria à empresa está a cargo da francesa CESP e contará ainda com o acompanhamento da Ernst & Young. O processo custará à televisão pública e a estação de Queluz de Baixo cerca de 70 mil euros e será «supervisionada» por uma comissão de acompanhamento da CAEM.

Contatada pelo jornal do grupo Cofina, fonte oficial da RTP disse haver agrado com os atuais dados da GfK, «desde que entrou no ar nova grelha». Já a TVI continua a guiar-se «pelos dados da Marktest» que atribuem a estação do grupo Media Capital a liderança há 86 meses consecutivos, tal como noticiado pel’ A Televisão.

Siga-me:
Redactor.