fbpx

Susana Areal entra em discórdia com Alexandre Monteiro: “Vi-me obrigada a repor a verdade”

Duarte Costa
4 min leitura
Instagram

Susana Areal fez uma análise sobre a entrevista que Daniel Oliveira deu a Francisco Pinto Balsemão, recentemente, no podcast Deixar o Mundo Melhor, e discordou de uma observação feita anteriormente por Alexandre Monteiro.

Susana Areal esteve na rubrica Sem Filtro desta quinta-feira, no A Televisão, e discordou em absoluto de uma análise que Alexandre Monteiro fez, esta semana, em relação a uma resposta que Daniel Oliveira deu a Francisco Pinto Balsemão sobre se Cristina Ferreira tem feito falta à SIC.

Segundo Alexandre Monteiro, Daniel Oliveira não disse toda a verdade, dado que iniciou a resposta com um “hum”, não respondeu “nem que sim, nem que não”, baseou-se numa data e olhou para baixo no fim da intervenção. O diretor de programas, recorde-se, disse que Cristina Ferreira foi importante numa determinada altura da estratégia da SIC, mas que quando ela saiu, em julho de 2020, o canal foi capaz de provar que funciona como um todo e não à volta de uma só pessoa.

Susana Areal, especialista em comportamento humano há cerca de 20 anos e CEO da SWAT, apresentou uma outra versão. “A análise que fiz foi porque me enviaram a do Alexandre Monteiro. Não concordo de maneira nenhuma com a análise dele, porque há erros básicos. Mas são erros que ele tem vindo a cometer sistematicamente. Aliás, 70% ou 80% dos erros que ele comete são sempre à volta disto e eu vi-me quase obrigada a repor a verdade“, começou por dizer no direto do A Televisão.

Quando nós analisamos situações, a primeira coisa que qualquer pessoa que trabalhe com linguagem corporal, microexpressões, profiling, é o contexto. Em que contexto é que está a ocorrer a situação? Aquilo era um podcast feito pelo patrão a um diretor. Se há sinais de nervosismo, ainda bem que os há. É sinal de que o Daniel não é maluco. Só um tolo é que está com o patrão, a saber que vai falar de um assunto polémico, e está na boa. Daí aquele hum inicial. É típico de quem está nervoso“, explicou Susana Areal.

O desviar dos olhos que o Alexandre Monteiro viu no fim… Eu não sei que vídeo é que ele viu, porque qualquer pessoa que viu o vídeo percebe que ele desviou os olhos imensas vezes. Foi o comportamento padrão. Se desvia várias vezes, não tem mal nenhum. O Alexandre diz que o Daniel não respondeu à pergunta, mas respondeu. E respondeu de uma forma muito elegante“, salientou Susana Areal.

Eu não sei qual é o currículo do Alexandre Monteiro, porque ele não mostra o currículo. Diz que foi treinado pela CIA, mas não percebo como é que ele teve amigos a dizerem que são da CIA se os agentes da CIA nem o podem dizer à família. Eu gostava, de facto, de saber por quem é que ele foi treinado, porque o que eu ensino em todos os meus cursos é o contexto. Como é que ele faz análises se não se foca no contexto? Não, a análise dele saiu totalmente ao lado“, rematou.

Leia também: Susana Areal traça perfis de Cristina Ferreira e Daniel Oliveira: “São totalmente opostos”