fbpx

Recordar Sara Carreira! Jovem cantora morreu há exatamente dois meses

Duarte Costa
6 min leitura
Instagram

“Menina-mulher com um coração gigante”, como recordou Tony Carreira duas semanas depois da perda da filha, Sara Carreira morreu no dia 5 de dezembro de 2020. Passaram-se, exatamente, dois meses.

Sara Carreira era uma jovem em ascensão. Seguiu o caminho percorrido pelo pai e pelos irmãos, a música, e lançou-se no mundo da moda pouco tempo antes de morrer. Neste dia, recordamos algumas histórias dos irmãos Carreira, a união de Fernanda Antunes, a mãe, e de Ivo Lucas, e ainda a forma como a Éssê By Sara Carreira já conseguiu cumprir um dos grandes sonhos da artista.

Irmãos Carreira

A história de amor dos irmãos Carreira tem conquistado todos os fãs do clã. Os sonhos de Sara Carreira, ao contrário do pai, Tony, não passavam por ser cantora de cantigas de amor.

Cabeleireira, veterinária ou hospedeira de bordo” foram as primeiras profissões que despertaram o interesse de Sara. Mas o destino familiar acabou por não lhe escapar e a música que lhe corria nos genes e no olhar, pelo que via dos bastidores dos concertos do pai e dos dois irmãos, levaram-na a vencer o medo e a apostar numa carreira musical, em 2018.

‘Vou Ficar’ foi o primeiro Single, seguindo-se de ‘Para não Chorar’ e ‘Sentimento’, integrados no primeiro álbum, ‘Metade’, lançado em novembro de 2019. Em abril de 2020, editou ‘Sem Ninguém Saber’.

Na altura, recebeu avisos dos irmãos Mickael e David de que esta é “uma profissão difícil” e aconselharam-na a tirar “o curso de advocacia”. “Eles não queriam que eu cantasse, mas por preocupação. É inevitável que haja sempre uma comparação e não querem que eu sofra“, dizia Sara Carreira, já ciente do caminho que queria seguir.

Nasceu em Dourdan, no norte de França, e o irmão David pediu para incluírem no nome da irmã um segundo nome de uma paixoneta que tinha na altura: Marina. Sara Marina Antunes foi o nome escolhido, mas a jovem não gostava do seu segundo nome e procurava sempre escondê-lo. A família veio para Portugal muito cedo, ainda antes de a menina completar o primeiro aniversário.

Em casa falava-se francês e os três irmãos sempre se deram muito bem. “O Mickael estava sempre muito preocupado com os namorados dela, e o David teve sempre uma ligação forte com a irmã, porque podia ter com ela o papel de irmão mais velho, de algum ascendente, e gostava disso“, contou uma amiga da família à revista TV Guia. Os dois passaram muito tempo juntos e David Carreira escreveu inclusive várias letras com Sara ao seu lado.

Por causa dos dentes, o irmão brincava que Sara não Sara, mas sim o ratinho. “Tinha os dois dentes da frente grandes e faltavam-me os outros ao lado e os meus irmãos chamavam-me isso. Aliás, toda a gente me chama ratinho“, confessou, um dia, a filha de Tony Carreira.

Bullying na escola

No Liceu Francês, do outro lado da rua na qual morava, Sara fez uma amizade muito especial, mas também sofreu as primeiras desilusões, fruto do peso do nome familiar que pertencia. Os colegas ostracizavam-na, numa fase inicial, por ser filha de Tony Carreira.

Fernanda Antunes e Ivo Lucas

A mãe de Sara Carreira têm-se apoiado mutuamente. Na cerimónia que marcou o primeiro mês da morte da cantora, Fernanda Antunes abraçou várias vezes o namorado da filha. Ivo Lucas, recorde-se, ia a conduzir o automóvel que capotou e tirou a vida a Sara Carreira.

Segundo o Correio da Manhã, Fernanda “abraçou várias vezes Ivo Lucas” durante a cerimónia religiosa que assinalou o primeiro mês da morte da artista. Diana Lucas esteve no matutino da SIC e deu mais detalhes sobre o estado de saúde do irmão.

Eu não posso dizer que ele está bem. É tudo muito delicado. As pessoas perguntam-me e eu digo que está a recuperar, mas não é uma recuperação, é um aprender a viver com tudo. É muito complicado“, referiu. De lembrar que Ivo esteve internado, mas já regressou às gravações da novela da SIC ‘Amor Amor’.

Sonho de Sara Carreira é cumprido

A marca Éssê By Sara Carreira cumpriu recentemente uma das velhas máximas da jovem cantora: fez uma doação a um grupo informal de voluntariado.

Sara Carreira era uma pessoa de “enorme generosidade para com o próximo“, como informou a Éssê By Sara Carreira, no início de janeiro, em comunicado. Assim sendo, um dos objetivos da marca foi o de manter viva esta faceta da cantora. Aconteceu recentemente, ao ser feita a primeira doação.

O nosso objetivo é e sempre será, em nome da Sara, tal como ela sempre desejou, ajudar quem mais precisa“, lê-se no início de uma publicação que foi partilhada, esta quinta-feira, na rede social Instagram.

Através do vosso apoio na aquisição de produtos da Éssê By Sara Carreira conseguimos fazer uma primeira entrega de bens ao grupo informal de voluntariado ‘Girassóis’, que apoia bebés e crianças carenciados, e que terá a nobre tarefa de os fazer chegar a quem deles mais necessita neste momento. Obrigado“, acrescenta ainda a mesma nota.

Tony Carreira, Mickael, David, Sara
Créditos: Luís Flôres / Made in Portugal Música
Relacionado: