fbpx

Rita Rodrigues sobre a filha: “Mostrou ontem, sem se aperceber, uma grande maturidade, mesmo a propósito da data”

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional da Mulher.

Ana Ramos
2 min leitura
Instagram

Rita Rodrigues partilhou, esta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, uma reflexão sobre esta data e um comentário da filha Matilde, de 12 anos.

“Esta miúda linda mostrou ontem, sem se aperceber, uma grande maturidade, mesmo a propósito da data que hoje celebramos: ‘Eu não quero ser essa pessoa que está sempre a falar mal das outras meninas. Nós devemos ajudar-nos… não magoar-nos umas às outras’”, escreveu a jornalista nas stories do Instagram.

Noutra story, Rita Rodrigues recordou um texto que escreveu há três anos e “continua atual”: “Não me ofereçam flores nem chocolates… O Dia da Mulher não é uma efeméride tonta. Não é sobre levar a namorada ao restaurante ou mandar vir sushi. Não é sobre descontos nas lojas nem lady’s nights.

“O Dia da Mulher é sobre igualdade. Na forma como se trata, como se encara e como se paga a uma mulher. Mas também na forma como nós próprias, mulheres, nos vemos, nos colocamos perante o mundo e nos defendemos”, comentou Rita Rodrigues.

“Enquanto dissermos ‘mas o teu marido ajuda muito lá em casa’, a realidade está distorcida. Enquanto levantarmos suspeitas porque uma colega foi promovida… estamos a alimentar o discurso machista. Enquanto ensinarmos às nossas filhas as tarefas domésticas, mas permitirmos que os nossos filhos fiquem sentados no sofá… estamos a prolongar as atitudes paternalistas”, considerou Rita Rodrigues.

“O Dia da Mulher não é uma festa. Não é uma ode à feminilidade. Não são saltos altos nem batons. Não são flores nem chocolates”, rematou.