fbpx

Rita Ferro Rodrigues afirma: “As mulheres vão ser determinantes nestas eleições em março”

“Há 17 anos, dei a cara pelo direito de a mulher decidir sobre o seu corpo, saúde, reprodução."

Ana Ramos
2 min leitura
Instagram

Rita Ferro Rodrigues recordou, este domingo, através das redes sociais, a lei sobre a despenalização do aborto e partilhou uma reflexão sobre as eleições legislativas de março.

“Há 17 anos, dei a cara pelo direito de a mulher decidir sobre o seu corpo, saúde, reprodução. Não me esqueço de quem se opôs. E ainda não havia Chega”, escreveu nas stories do Instagram.

“As mulheres vão ser determinantes nestas eleições em março para não permitirem retrocessos nos seus Direitos tão arduamente conquistados”, sublinhou Rita Ferro Rodrigues.

Rita Ferro Rodrigues partilhou nessa story uma publicação de Fernanda Câncio que referia: “Um direito sempre sob ataque, relembre-se, e que temos sempre de estar preparadas para defender. A última lei aprovada pela maioria PSD/CDS em 2015 foi a alteração da lei do aborto para obrigar as mulheres a serem ‘tuteladas’ na decisão e para permitir a objetores entrar no processo”.

Em Portugal, nos anos de 1998 e de 2007 foram realizadas consultas populares sobre a despenalização do aborto. O referendo de 2007 abriu caminho à alteração da lei, permitindo que a interrupção voluntária da gravidez fosse despenalizada quando realizada por opção da mulher até às 10 semanas. Pode ver mais aqui.

Rita Ferro Rodrigues
Instagram
Relacionado: