fbpx

Rita Blanco confessa: “Não gosto nada de fazer teatro”

"Eu gosto muito das peças quando já acabaram."

Ana Ramos
3 min leitura
Rádio Renascença

Rita Blanco esteve, esta quarta-feira, à conversa com ‘As Três da Manhã’, na Rádio Renascença, e falou sobre a estreia da peça “A Farsa de Inês Pereira”, encenada por Pedro Penim.

“Como é que tu vives estes dias [antes da estreia da peça] com a tua experiência?”, perguntou Inês Lopes Gonçalves.

“Com muita dificuldade, com muitas idas à casa de banho, suores nas mãos, que é uma coisa que eu não aprecio, porque eu não gosto nada de fazer teatro. Ai, não se pode dizer isto”, afirmou Rita Blanco.

Rita Blanco explicou que não gosta de fazer teatro por ter “de ir para o palco” e por estar a ser julgada: “Acho uma coisa muito egocêntrica estar ali. Vou fazer tudo mal de certeza”.

“Quando chego ao palco, tenho de me esquecer disso, porque tenho tanto texto para dizer”, continuou Rita Blanco. “O Penim põe-me sempre virada para o público. É a pior coisa que me podem fazer, é eu falar para o público! Eu odeio isso”, admitiu.

“Eu gosto dos ensaios… se não tivesse de estrear… Depois, quando estou lá, quando não corre muito mal, fico contente, mas é contente dois minutos, porque já sei que, no dia seguinte, há mais e eu odeio esta ideia de repetição. Eu não sou atriz… É uma aflição”, contou Rita Blanco, referindo que vai igualmente “em pânico” para recitais.

“Perturba-me muito [a presença do público]. Depois, adoro quando as pessoas estão a gostar e quando percebes isso, mas isso é um momento efémero e eu passo muito bem sem isso. Depois, eu gosto muito das peças quando já acabaram”, acrescentou Rita Blanco.

Rita Blanco falou ainda sobre a série de animação portuguesa para a qual deu a sua voz, “Nuvem”, que estreou recentemente na FOX: “Uma série que eu fiz e que me diverti imenso a fazer”.

“Não estava nada à espera, porque a Disney/Fox nunca me passou pela cabeça que me desse aquela liberdade toda… nem a Disney nem ninguém. De repente, eles deram-me um espaço de liberdade que eu até fiquei maluca, até me entusiasmei talvez um bocadinho demais e foi muito divertido. Foi rápido, foi divertido e agora a série está pronta e eu quero vê-la porque eu não conheço a história”, referiu ainda Rita Blanco.

Veja aqui uma parte da conversa.