fbpx

Maria João Vaz convidada para novela, mas canal rejeita

Atriz trans foi convidada para participar numa novela, mas a direção do canal não aprovou.

Pedro Vendeira
3 min leitura
Instagram

Há 30 anos, Maria João Vaz, a atriz trans que marcou presença no icónico anúncio da Telecel, conquistou os portugueses com a famosa frase “Tou Xim? É p’ra mim”. No entanto, apesar de algumas participações pontuais, a artista de 50 anos anseia por mais oportunidades no mundo da representação.

Em declarações no podcast ‘A Esperança atrás do muro’ de André Filipe Oliveira, Maria João Vaz lamenta a natureza fugaz e pouco representativa do seu trabalho atual. “É trabalho, mas é muito ingrato, a pessoa vai lá fazer meia dúzia de cenas”, começou por dizer, referindo-se à recente participação especial nos “Morangos com Açúcar”. “Se a pessoa for contabilizar é muito pouco tempo. A pessoa não desenvolve a personagem, não se percebe de onde vem aquela pessoa, para onde é que vai, se é egoísta, se é generosa, se ama, se tem filhas, o que gosta de fazer. É uma figuração especial, digamos assim. É uma coisa muito fugaz e pouca representativa seja do que for”, acrescentou.

Durante a conversa, Maria João Vaz também revela um convite que recebeu para integrar o elenco de uma novela, onde interpretaria uma mulher transexual com uma vida semelhante à sua. “Quando eu fiz a revelação da minha realidade para o universo, convidaram-me para uma novela, ia entrar na novela que já estava a dar. A produtora ligou-me e iam criar uma personagem especial para mim, feita à minha medida que ia entrar na novela. Essa personagem tinha um percurso de vida parecido com o meu. Isso em 2020 teria sido incrível, revolucionário em Portugal”, confessou.

“As pessoas iam ter nas suas casas uma pessoa trans. Ver a realidade, os contornos, as vicissitudes. As pessoas se conhecerem não temem. Eu aceitei, a produtora ficou muito satisfeita…”, revelou.

No entanto, o projeto não avançou. “Faltava uma coisa, que era a aprovação da estação onde ia passar a novela e a direção não aprovou. Provavelmente não quis arriscar”, lamentou Maria João Vaz.

Leia também: Maria João Vaz viveu 50 anos com “um segredo”: “Levei uma vida paralela em que eu era a Maria João”

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com