fbpx

Despedido com estrondo. Miguel Rocha Vieira brilha no Masterchef, mas falha na cozinha

Miguel Rocha Vieira foi despedido do restaurante Anfíbio.

Pedro Vendeira
3 min leitura
Miguel Rocha Vieira

O chef Miguel Rocha Vieira, um dos mais talentosos da sua geração, tem tido uma carreira cheia de altos e baixos. Depois de deixar dois restaurantes na Hungria, ambos com estrelas Michelin, em 2023 decidiu apostar num novo restaurante próximo do rio Tejo. No entanto, acabou por ser despedido.

A experiência de Miguel Rocha Vieira como chefe do restaurante Anfíbio, localizado no Cais da Marinha, no novo terminal de cruzeiros de Lisboa, durou apenas oito meses e uma semana, de acordo com a revista TV Guia. Embora o seu despedimento pelo Grupo Lean Man tenha passado despercebido ao público em geral, o chef de 44 anos continua a ser uma cara familiar para os telespectadores portugueses, sendo jurado ao lado de Noélia Jerónimo e Diogo Rocha no programa culinário “Masterchef”, da RTP1, transmitido todos os sábados à noite.

De destacar que o despedimento do Anfíbio aconteceu após a saída de Miguel Rocha Vieira dos dois restaurantes que geria em Budapeste, Hungria. Durante cinco anos, conquistou e manteve duas estrelas Michelin, uma para cada um dos seus estabelecimentos – Costes e Costes Downtown.

Poucos meses após a abertura do Anfíbio, Bernardo Delgado, CEO do Grupo Lean Man, que obteve a concessão do restaurante e de três quiosques no cais dos cruzeiros, com um investimento de 3,5 milhões de euros, rescindiu o contrato com o jurado da RTP1, argumentando que a equipa liderada por Miguel Rocha Vieira não alcançou os objetivos estabelecidos.

Olivier da Costa – O novo chef do Anfíbio

Entretanto, o novo chefe dos fogões do Anfíbio é Olivier da Costa, empresário e líder do grupo Olivier, que possui restaurantes conhecidos como Yakuza, Guilty, Seen, KOB e XXL, tanto em Portugal como no estrangeiro. Desde 2 de janeiro, Olivier da Costa assumiu o comando da cozinha, dando continuidade ao conceito de “novo ecossistema alimentar” de Lisboa que o Anfíbio pretendia trazer quando abriu portas a 24 de abril.

Leia também: Miguel Rocha Vieira com novo projeto em Portugal

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com