fbpx

Cátia Goarmon sobre cancro diagnosticado à mãe: “Abala-me mais do que a minha doença”

Em dezembro de 2021, Cátia Goarmon soube que tinha cancro da mama.

Ana Ramos
2 min leitura
Facebook

Cátia Goarmon, mais conhecida por Tia Cátia, lutou contra o cancro da mama desde o final de 2021, mas, mais tarde, a mãe também foi diagnosticada com a mesma doença.

Depois desse período, acredita que foi a sua maneira de pensar que a “ajudou a ultrapassar isto de uma forma rápida e também a viver, porque também se aprende com isto”, disse em entrevista à Selfie. “Cada dia é uma dádiva e temos de aproveitá-lo. Mesmo que o dia de amanhã não aconteça, porque isso pode acontecer, temos de ter a consciência de que vivemos sem culpa e que as coisas estão resolvidas”, continuou Cátia Goarmon.

O apoio familiar foi importante durante esta fase: “Neste percurso que é a vida, quanto mais bem acompanhados estivermos, muito melhor”.

Em relação à mãe de Cátia Goarmon, chegou a fazer quimioterapia e também já foi operada: “Abala-me mais do que a minha doença. Com a minha, eu pensei: ‘Pronto, tem de ser. Vamos embora, vamos resolver isto’. Com a minha mãe, é diferente, porque eu não posso agarrar na doença dela. No fundo, tive de nutri-la, dar-lhe ferramentas e dar-lhe colinho para que ela pudesse ultrapassar. E está a ultrapassar! Obviamente, com uma idade diferente e um cansaço diferente… Mas nós somos quatro irmãos e somos muito unidos”.