fbpx

Após ‘polémica’, Agir defende Pedro Abrunhosa: “A intimidação não nos calará…”

Sara Almeida
3 min leitura
Instagram

Agir mostrou-se a apoiar Pedro Abrunhosa.

No passado dia 2 de julho que Pedro Abrunhosa atuou no festival AgitÁgueda onde, a dada altura da sua atuação, cantou os seguintes versos de uma das suas canções: “Vladimir Putin, go fu*k yourself. Barco russo, go fu*k yourself. Soldados russos, go fu*k yourself”. 

No dia 20 de julho, a Embaixada Russa em Portugal emitiu um comunicado onde afirmou que as palavras do cantor foram escutadas e que serão retiradas as “respetivas conclusões”. Agir recorreu às redes sociais para se pronunciar sobre o assunto.

“Pedro Abrunhosa, um dos maiores compositores e letristas que a nossa terra tem, viu-se intimidado pela Embaixada da Russia quando no seu concerto em Águeda fez ecoar, alto e bom som, “Vladimir Putin, Go Fuck yourself””, começou por dizer.

“O comunicado da Embaixada russa vai ainda mais longe ao dizer que as palavras do músico eram “indignas do homem de cultura que ainda por cima representa o país, que está a se manifestar abertamente contra qualquer tipo de ódio e discriminação, foram ouvidas” e que “as respetivas conclusões serão tiradas”. Pois bem, este comunicado confere uma ameaça inaceitável num país democrático como Portugal”, continuou.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) já fez chegar a sua nota de repúdio à Embaixada Russa, e tal como o MNE, também nós, artistas, músicos, cidadãos, temos que demonstrar a nossa indignação e estar solidários com o Pedro. Não foi só o artista Pedro Abrunhosa a ser intimidado, foi toda a classe artística nacional”, acrescentou.

“Muitos foram aqueles que, no passado, lutaram para que vivêssemos em liberdade. Jamais a nossa integridade física pode ser ameaçada por, como diz o Pedro, combatermos bombas com palavras. Nem a Europa, nem Portugal se podem tornar a barbárie. A intimidação não nos calará, pois no dia em que o medo nos cale a voz, viveremos na escuridão”, terminou Agir.

Leia também: Após críticas, São José Lapa comenta (novamente) ‘polémica’ de Pedro Abrunhosa: “As canções vendem-se na mesma…”

https://www.instagram.com/p/CgfBm44MTjR/

Relacionado: