fbpx

A Rede: Nuno Ramos fez o balanço da reportagem no ‘Jornal da Noite’

André Vilar
4 min leitura

Na semana que agora chega ao fim, foi para o ar A Rede: uma reportagem especial, contada por episódios, num espaço conduzido por Conceição Lino cujo objetivo principal é dar a conhecer os potenciais perigos das redes sociais. O fotógrafo Nuno Ramos foi o protagonista de uma história digna de ser contada em Hollywood.

Concluídos os três episódios a vítima desta fraude esteve, no Jornal da Noite, à conversa com Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho onde começou por contar que os últimos dias têm sido atribulados: “Com muitas mensagens, muitos telefonemas de pessoas que não conheciam o meu caso e por amigos… dando-me sempre os parabéns pela peça que foi feita e pelo meu testemunho, por ter dado a cara.”.

Confrontado pela pivot sobre se teria tomado a decisão acertada ao tornar pública esta história o fotógrafo não hesitou a responder: “Foi uma dúvida que eu tinha, quando fui contactado pela equipa da SIC. Ainda estava a reconstruir a minha vida e achei que não era ainda o timing, mas pus na balança e achei que sim, que iria dar a cara e que iria contar o que se passou comigo”, esclareceu, acrescentando: “Eu sou uma pessoa igual às outras, qualquer pessoa pode cair nesta rede, nesta teia. Acho que fui escolhido por alguns critérios e deixei-me ir, fui levado…Todos nós passamos por fases de altos e baixos e estamos mais suscetíveis a uma abordagem mais carinhosa, a uma atenção… Se calhar, pode ter começado por aí. Houve uma ligação bastante grande e, a partir, daí a tal rede foi construída”.

Passada a palavra a Conceição Lino, a jornalista relatou como foi a conversa que teve com a mulher responsável por todo o enredo: “Foi uma conversa muito estranha. Foi uma conversa de alguém que, aparentemente, não estranhou que eu a abordasse, porque a abordei sem hora marcada, e houve uns silêncios muito grandes… Mas houve uma variação. Eu percebi, naquele pouco tempo em que estive com aquela pessoa que, por um lado, quis impor as suas condições e eu perguntei por que sentia essa necessidade… E aí, mais uma carga de silêncios sem resposta. No final, estas palavras que ouvimos ontem ‘lamento, lamento’, mas nunca diz: lamento isto’. Foi uma conversa muito estranha. A firmeza de impor condições, mas quase, ao mesmo tempo, uma súplica de eu não quero falar sobre isto, mas sem palavras. Foi uma conversa muito estranha”.

Na reportagem transmitida pela SIC, “Sofia” aproveitou para fazer um pedido de desculpas a Nuno embora assuma ter uma certeza: “eu sei que nunca me vais perdoar”. Questionado sobre se “Sofia” terá ou não razão nesta afirmação, Nuno foi sincero: “Não, não acho que não. Ela fez muito mal, não só a mim, a todas as pessoas intervenientes e foi uma maldade mesmo… Foi má, foi mesmo, não há explicação”.