fbpx

Zé Lopes muda de vida: “Tenho 24 anos, colesterol e daqui a três anos estaria diabético”

Duarte Costa
4 min leitura
Instagram

Zé Lopes é um exemplo de superação. Aos 24 anos, vivia já em “obesidade mórbida” e tinha a saúde em risco. Daqui a três, segundo lhe foi explicado por um profissional de saúde, viriam os diabetes. Decidiu mudar de vida.

Ainda tão jovem, com apenas 24 anos e todo um percurso profissional à sua frente, Zé Lopes tinha bem mais de 100 quilos e a saúde a deteriorar-se. Colesterol e tensão alta já faziam parte do seu dia a dia. Os diabetes vinham a caminho. Antes que fosse tarde demais, optou por consultar um especialista e iniciou então uma importante mudança no estilo de vida.

Começou por emagrecer cerca de 12 quilos, seguiu-se uma cirurgia e agora socorre-se de uma alimentação saudável e de exercício físico. A diferença já se nota. Zé Lopes perdeu um total de 42 quilos em três meses e meio e faltam mais 15 para atingir o objetivo.

Tem sido um percurso feliz, e não digo no emagrecimento, mas sim na mudança de vida, porque é uma mudança de vida a todos os níveis: psicológico, físico, uma mudança total. Já perdi 42 quilos em três meses e meio e estou muito orgulhoso. Faltam cerca de 15 para o objetivo, mas não me posso esquecer que depois também é importante manter“, explicou ao A Televisão, esta quinta-feira a noite, durante um passeio de barco pelo rio Douro nas comemorações do São João no Porto.

Neste momento já não estou com índice de massa corporal de obeso. Eu estava em obesidade mórbida, passei pela obesidade grau 2, obesidade grau 1 e agora estou só com excesso de peso“, acrescentou Zé Lopes.

Eu já andava à procura de uma solução para perder peso, porque percebi que a minha saúde não estava bem, o meu corpo já não estava saudável. Eu não tinha problemas com a imagem, nunca tive. Despia-me onde quer que fosse, ia à praia, à piscina… Mas já estava a ficar com níveis que não eram saudáveis para a minha idade. Tenho só 24 anos, colesterol, tensões muito altas… Em três anos tornar-me-ia diabético. Havia ali uma série de hábitos que eu tinha de alterar“, confidenciou.

Comecei a prática desportiva, deixei de comer produtos com muita gordura e estou feliz com esta mudança. Estou muito focado para continuar, com muita vontade, treino sempre no ginásio com uma amiga, motivamo-nos um ao outro… E o bom deste plano que estou a fazer é que não me restringe de nada. Posso comer de tudo com conta, peso e medida“, revelou.

Zé Lopes alertou ainda que a cirurgia, por si só, não é suficiente. Há todo um caminho a seguir. “Foi só um ponto de partida. A cirurgia, por si só, não faz milagres. Se não mudares tudo, não vale de nada. Eu perdi 12 quilos antes de fazer a cirurgia, só em dieta. Deixei de comer hidratos de carbono para me preparar. Houve uma dieta pré-cirúrgica. E agora é um processo que eu quero levar a cabo durante muitos anos para viver mais saudável, aumentar a minha esperança de vida, ter mais saúde e quem sabe, um dia, aparecer todo bombadão na capa da Men’s Health, a mostrar os abdominais! Estou a brincar“, concluiu, com boa disposição e com uma gargalhada, o profissional da TVI.

Leia também: Zé Lopes: “Não é cunha, não é sorte. Trabalho mesmo muito para atingir os meus objetivos”

Zé Lopes
Instagram
Relacionado: