fbpx

«Você na TV!»: Quintino Aires acusado de promover racismo em direto

David Soldado
1 min leitura

As declarações do psicólogo Quintino Aires acerca dos cidadãos de etnia cigana estão a gerar polémica. O caso remota à passada quarta-feira, dia 27, quando o psicólogo comentava no programa Você na TV! uma notícia acerca de um grupo que havia danificado um quartel de bombeiros e agredido os presentes.

«A etnia cigana não está integrada em Portugal. A etnia cigana não respeita as normas do país onde vive. Invadem as escolas, os hospitais. Não respeitam regra absolutamente nenhuma», acusou Quintino Aires que, de seguida, foi chamado a atenção por Manuel Luís Goucha. «É importante não generalizar. Há muitos elementos de etnia cigana que estão integradíssimos, até são licenciados e presidentes de câmara», afirmou o apresentador da TVI.

Perante as generalizações, 14 associações exigiram a atuação da Ordem dos Psicólogos, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discrimincação Racial e ainda da Entidade Reguladora para a Comunicação Social [ERC]. Em comunicado, as associações consideraram as declarações de Quintino Aires como «inadmissíveis», não podendo a televisão ser «utilizada como veículo de propagação de discursos de ódio».

Redactor.