TVI

‘Você na TV’: Júlia Belard fala da experiência enquanto pedinte: “Foi penoso”

Esta manhã, no Você na TV, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes deram a conhecer aos espectadores mais uma grande reportagem. Tal como anunciado durante o fim-de-semana, o programa matutino da TVI voltou à rua para ‘resgatar histórias reais’. Depois de Pedro Carvalho ter vestido a pele de um sem-abrigo e ter passado a noite com outros nas ruas da grande Lisboa, foi, agora, a vez de Júlia Belard encarnar uma personagem. A atriz foi para a rua vestida de pedinte e passou um dia a ‘tentar a sorte’ junto dos portugueses.

À medida que a reportagem ia sendo apresentada ao público, Júlia comentava cada segmento em conversa com os apresentadores em estúdio. Manuel Luís Goucha quis saber que diferença encontrou a atriz entre fazer de mendiga numa novela e fazê-lo na vida real. Júlia não tardou a responder e a confessar a dificuldade da missão: “É completamente diferente porque aqui entramos na realidade das pessoas. É uma realidade que achamos que é dos outros e que nunca será a nossa. Foi duro. Foi muito interessante, foi muito estimulante enquanto atriz. Mas penoso.”

Durante a tarde desse dia Júlia foi-se confrontando com alguns maus-tratos mas também teve de aprender a lidar com a indiferença: “As pessoas fugiam com o olhar. Às vezes não tanto rejeitando mas o que eu senti é que as pessoas tinham medo, queriam afastar-se daquela realidade.”, contou. A atriz chegou mesmo a confessar ter sido ‘obrigada’ a provocar as pessoas uma vez que, sem essa intervenção, a ignorariam: “Não há nada pior do que a indiferença”, confessou Júlia Belard.

Mas nem tudo foi negativo nesta experiência social. A falsa pedinte cruzou-se, num supermercado, com Alberto Pinho que, embora com poucas posses financeiras, lhe deu dinheiro para que esta pudesse ajudar os supostos filhos. O benfeitor foi recebido, também esta manhã, em estúdio e esteve à conversa com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes. No final da entrevista os apresentadores entregaram a Alberto um Voucher de compras no valor de 250€ e um microondas.

As 4 câmaras ocultas usadas pela produção da TVI captaram ainda um outro momento. 52 minutos depois de ter iniciado a sua missão Júlia Belard conseguiu que a sua história (uma mulher, com dois filhos, viúva de um homem toxicodependente) comovesse Leonor Batalha – uma senhora que passeava pelas ruas de Lisboa. A senhora terá oferecido à atriz uma sopa e ouvido as suas lamúrias durante algum tempo. Leonor esteve, também, presente em estúdio para contar o que sentiu e pensou na altura em que se cruzou com a pedinte.

No final do dia Júlia Belard e a produção do Você na TV usaram o dinheiro conseguido para comprar e distribuir alimentos pelos mendigos da capital. As imagens desse momento foram as últimas desta grande reportagem.

ATV News