fbpx

TVI. Violência doméstica entre Emanuel Monteiro e André Carvalho Ramos: “És uma pu** como a tua mãe”

Vanessa Jesus
3 min leitura
Emanuel, à esquerda, e André, à direita. Fotografia: Redes Sociais

Emanuel Monteiro está a acusar André Carvalho Ramos de o ter agredido física e verbalmente. Dia 16 e novembro, o jornalista da TVI vai saber se é condenado pela prática de violência doméstica.

A TV 7 Dias teve acesso ao despacho de acusação do Ministério Público e a fotografias que constam do processo. Emanuel Monteiro acusa o ex-namorado de relação abusiva, tal como revelou nas redes sociais em dezembro de 2019.

“Começou com um estalo e acabou com um espancamento, dentro da minha própria casa. Foi no dia do meu aniversário. Estava sem telemóvel, trancado, impedido de fugir ou de pedir ajuda. Estive à espera, durante todos os minutos daquelas três horas, que o agressor abrisse a gaveta da cozinha e de lá tirasse uma faca para acabar com o pouco que ainda restava de mim. Fiquei gelado de medo, morto de espírito enquanto era agredido sem dó, nem piedade. Não consegui, sequer, defender-me”, escreveu Emanuel Monteiro.

Explicou ainda que não denunciou mais cedo porque tinha “receio por vergonha”. Já no despacho da acuação do Ministério Público contra André Carvalho Ramos são revelados novos pormenores.

“O ofendido e o arguido deslocaram-se a Londres. Num desses dias, […] o casal foi a um bar no início da noite. Durante o período de tempo que ambos ali permaneceram o ofendido conheceu um rapaz de nacionalidade brasileira com quem esteve a conversar durante cerca de 20 minutos […]. A dada altura, o arguido aproximou-se do ofendido e disse ‘vamos para o hotel, quero-me ir embora já, quero-me ir embora já e tu vens comigo’. […]”, começa-se por ler.

“Ato contínuo, o arguido aproximando-se do ofendido disse ‘és uma pu** como a tua mãe, aprendeste com ela’, desferindo-lhe duas pancadas com a mão aberta da cara”, lê-se ainda.

Uma fonte revelou, à TV7 Dias, que o Emanuel Monteiro chegou a ficar com a boca a deitar sangue e há provas dessa agressão. Uma fonte afirmou que numa das sessões de julgamento “quis-se levar a questão que a violência era a meias”, mas isso não acontece.

“Não é verdade. O Emanuel nunca bateu no André. Se disser que ele deu um empurrão, se calhar deu. Mas nunca o deixou marcado“, disse. Emanuel Monteiro pede agora 5 mil euros de indemnização e que haja “uma pena suspensa, uma multa ou a obrigatoriedade de frequentar um Programa para Agressores de Violência doméstica”.

O jornalista da TVI não acredita na prisão efetiva visto que o ex-companheiro não tem registo criminal. Já o advogado de André Carvalho Ramos está confiante que a justiça funcione.

Leia também: Jornalista da TVI ‘atacado’ por apoiante de Donald Trump: “Vá para o inferno”