fbpx

TVI vai recorrer da vitória da RTP

Pedro Vendeira
3 min leitura

A administração da TVI vai recorrer “perante as instâncias portuguesas e europeias” do facto de a RTP ter vencido concurso para a transmissão dos jogos de futebol da Liga, nas próximas duas épocas.


Miguel Gil, administrador da Media Capital,que detém a TVI, disse ontem ao Rádio Clube Português querer conhecer os termos do acordo que permitiu à RTP ultrapassar as propostas da SIC e TVI.

Face às acusações de José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, que classificou a RTP de “braço armado do Governo”, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou à Lusa: “Quem diz que o Governo teve uma intervenção directa ou indirecta está a dizer uma falsidade.” E lembrou que “uma das obrigações do primeiro canal é a cobertura de manifestações que constituam factor de identidade ou formas de representação nacional”, acrescentando que a transmissão dos jogos da Liga “constitui um evento de interesse público generalizado”.

A RTP avançou com uma proposta inferior à da TVI, à qual juntou a fase final do Campeonato do Mundo de 2010 comprada pela anterior administração por via da União Europeia de Radiodifusão, que negoceia em nome dos operadores públicos europeus. ATVI ofereceu mais de 18 milhões de euros, tal como o CM avançou, mas foi excluída.

A TVI transmitiu recentemente o Europeu 2008 e ‘revendeu’ igualmente os jogos à Sport TV. Para esta época, a TVI detém os direitos de transmissão da Supertaça e três jogos de preparação dos três grandes.

A Sport TV e a RTP não comentam o assunto.

REACÇÕES

Arons de Carvalho PS

Se a TVI acha que tem razões para recorrer, que o faça. José Eduardo Moniz fez acusações violentas, dizendo que a RTP é um braço armado do Governo. Pode ter sido, por ventura, quando ele era director da RTP, hoje não.

Luís Campos Ferreira PSD

Não deixa de causar estranheza. A RTP está a segurar audiências em ano eleitoral, quando o grande objectivo deveria ser o serviço público. O que é que este negócio significa afinal no orçamento da estação pública?

Pedro Mota Soares PCP

Estamos perante a transmissão de jogos que obrigatoriamente têm de passar em canal aberto e, portanto, o interesse público já está salvaguardado. A RTP deve uma explicação aos portugueses.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com