fbpx
TVI

TVI junta-se à Comissão Europeia no combate à desinformação no jornalismo

Tvi Logotipo Para A Vida Toda
Reprodução TVI

A TVI juntou-se à Comissão Europeia para juntas debaterem o papel do jornalismo, a desinformação e a ligação dos cidadãos à União Europeia.

A TVI é a parceira de media da iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O debate vai para o ar na TVI, no dia 19 de dezembro, pelas 14:45 horas. Veja a informação na íntegra:

A TVI é a parceira de media da iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal que visa debater o tema do papel e os desafios do jornalismo, a desinformação e a ligação dos cidadãos à União Europeia.

Com esta parceria, as duas entidades pretendem reforçar a importância do papel da independência e do pluralismos dos meios de comunicação através de um debate sobre os desafios e as tendências do jornalismo em tempos de pandemia, que será transmitido na TVI24 no dia 19 de dezembro, pelas 14:45.

No debate participarão a Comissária europeia Elisa Ferreira, diretores de vários meios de comunicação social portugueses como Ricardo Costa, José Manuel Fernandes e Luísa Meirelles e os três vencedores desta edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, moderados pelo jornalista José Alberto Carvalho.

O anúncio dos vencedores da 4ª edição do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa” é comunicado hoje, dia 10 de Dezembro a partir das 15h00. O evento deste ano terá lugar em formato digital, em colaboração com a TVI24, e pode ser acompanhado em direto nas contas das redes sociais da Comissão Europeia em Portugal no Facebook (https://www.facebook.com/RepresentacaoComissaoEuropeia/) e no Twitter (https://twitter.com/CE_PTrep), assim como em tvi24.pt.

Este prémio de jornalismo, que já se encontra na sua Quarta Edição, é atribuído a jornalistas e a estudantes cujos trabalhos tenham contribuído de forma notável para evidenciar e clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal. Serve ainda para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.

Para Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI, “Faz todo o sentido associarmo-nos à Comissão Europeia e promovermos um debate sobre os desafios e as tendências do jornalismo, neste tempo difícil como o que estamos a viver, em que é fundamental separar o que é um facto e o que é falso.

A desinformação é um problema atual e sem fronteiras e a TVI tem defendido o combate a este tema com o fortalecimento do jornalismo de qualidade. Isso é bem visível na forma como promovemos informação confiável sobre saúde publica, em todos os nossos registos informativos e na rúbrica “Hora da Verdade”, um espaço dedicado ao fact checking.

Leia também: George Clooney internado de urgência: “Não estava a cuidar de mim”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News