fbpx

TVI exibe reportagem premiada

A Televisão
2 min leitura

Na África Ocidental, mais propriamente em Gana, há pais que vendem os filhos por menos de 30 euros. Esta realidade foi denunciada pela jornalista Alexandra Borges e este trabalho valeu-lhe um prémio internacional. A TVI exibe hoje, às 21:15, essa reportagem.

178 Tvi Exibe Reportagem Premiada“Este trabalho foi uma experiência única e deu-me, em termos humanos, algo que nenhum dinheiro do Mundo poderia dar. Foi a reportagem da minha vida”, conta Alexandra Borges ao jornal “Correio da Manhã”. A reportagem “Infância Traficada” venceu o prémio Amade 2008 de Direitos Humanos, patrocinado pela UNESCO, e gerou uma onda de solidariedade.

“O Mundo tem de saber que no Gana há crianças mantidas em cativeiro pelos pescadores do Lago Volta. São meninos que trabalham dia e noite, sete dias por semana, a troco de um prato de mandioca”, conta a jornalista.

A actriz, que conta com 18 anos de carreira, está a angariar fundos para libertar algumas dessas crianças e levá-las para um orfanato em Gana.

«A reportagem ‘Infância Traficada’ gerou uma onda de solidariedade em Portugal com o envio de donativos e pedidos de adopção. “Não sabia como gerir aquele dinheiro e pedi ajuda à Fundação de Luís Figo”, explica a jornalista da TVI que lançou um livro e um CD em prol da mesma causa.», diz o jornal.

“O objectivo é libertar as crianças. Mas cada uma custa mil euros e essa verba só dá para a estada de um ano num orfanato. E nós queremos garantir a saúde, alimentação e escolaridade durante 10 ou 15 anos”, conta a jornalista.

No final de Setembro a jornalista volta ao Gana. Agora fará uma nova reportagem, mas o principal objectivo será mostrar aos portugueses o que está a ser feito com o dinheiro dos donativos.

Siga-me:
Redactor.