fbpx
TVI

TVI celebra 26 anos. Inovação, astúcia, audácia e um bom líder são os ingredientes do sucesso

Tvi26 Tvi Celebra 26 Anos. Inovação, Astúcia, Audácia E Um Bom Líder São Os Ingredientes Do Sucesso

«Boa Noite. Hoje, a 20 de Fevereiro de 1993, nasce a Televisão Independente». Foi com estas palavras que Clara de Sousa, hoje jornalista da SIC, deu início às transmissões da segunda estação de televisão comercial a surgir em Portugal, que teve um bloco noticioso como pontapé de saída.

Até 1998 a TVI passou por um período conturbado. Fracos resultados, conteúdos alternativos e pouco apelativos ao público português e, sobretudo, pouco investimento. Foram esses alguns dos principais fatores que determinaram o insucesso da televisão da igreja durante esse espaço de tempo. A chegada de José Eduardo Moniz revolucionou não apenas a estrutura do canal mas a forma de fazer televisão em Portugal.

A estratégia foi bem delineada e passava por fazer mais, diferente e em português. A aposta em Big Brother, o primeiro reality show do mundo, e o contínuo investimento na ficção feita em português e para portugueses, aliada a uma renovação completa da forma de fazer informação, catapultaram a estação de Queluz para o sucesso.

Amiga Olga, conduzido por Olga Cardoso, Big Brother, com apresentação de Teresa Guilherme, Batatoon, que fazia as delícias dos mais pequenos ou até A Tua Cara Não Me É Estranha, que num passado mais recente garantiu à TVI a conquista de números astronómicos, foram alguns dos marcos do entretenimento do canal.

Na área da informação é incontornável o nome de Manuela Moura Guedes. Polémica, controversa e assertiva. A jornalista foi um dos principais rostos da informação de Queluz. Também Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, deu a cara por um dos principais espaços de comentário no nosso país.

Morangos com Açúcar marcou uma geração e não é raro encontrar quem sinta saudades da série. As gémeas de Olhos de Água, a Luísa Albuquerque de Ninguém como Tu, o par romântico vivido por Pedro Granger e Vera Kolodzig em Dei-te Quase Tudo, os Emmys conquistados por Meu Amor e Ouro Verde e outros tantos títulos da ficção televisionada em Portugal ficam na história da TVI, que hoje celebra 26 anos de existência.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>