fbpx
TVI

TVI em 16:9 este mês

20130621 120329 Tvi Em 16:9 Este Mês

Tvi 20 Anos Tvi Em 16:9 Este Mês

Já foram muitas as vozes que se fizeram ouvir e que tentaram «expandir», literalmente, a imagem das generalistas portuguesas e, ao que parece, a grande revolução deve concluir-se até ao final deste ano. A mudança de que se fala trata-se do habitual aclamado «16:9», que, tecnicamente falando, é um formato de imagem cerca de 33% maior que a proporção em 4:3 (atualmente usada na maioria das emissões portuguesas).

O primeiro canal português, em sinal aberto, a aderir ao formato foi a RTP2, no dia 14 de maio do ano passado, seguido da RTP1 e da maioria dos canais da estação pública (à exceção da RTP Madeira, RTP Açores e da RTP Memória). E agora, é a vez da TVI fazer a mudança, que, curiosamente, foi quem trouxe o formato para Portugal em 1994, tendo-o abandonado em 1996.

O canal líder de audiências deverá mudar a emissão para o formato e fazer a vontade à maioria dos telespectadores, estrategicamente, no dia 16 de setembro (16/9). Porém, ao que se consta, não só a proporção de imagem sofrerá alterações no canal de Queluz, mas também o logotipo e o grafismo.

O novo grafismo seguirá uma linha de mais simplicidade, modernização, com menos «decorações». O logotipo da nova série, I Love It, e a falta de separadores à novela Belmonte e ao reality show Casa dos Segredos são exemplos disso mesmo, e é o que indica que a TVI está, progressivamente, a abandonar a sua antiga imagem, para que no dia grande mudança, não falte acrescentar nada ao grafismo.

Em relação aos programas que serão emitidos em 16:9, apenas os talk showsVocê na TV!A Tarde é Sua, as novas produções, Secret StoryBelmonte I Love It «migrarão» totalmente para o formato. A informação (Diário da ManhãJornal da Uma Jornal das 8), por enquanto, manter-se-á no 4:3, uma vez que serão precisos investimentos em material próprio para que ocorra a mudança.

Já na SIC, apesar de todos os equipamentos do canal estarem aptos a emitir no novo formato, ainda não há confirmações, porém existem rumores de que deverá mudar a proporção até ao final do ano.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

28 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Já não era sem tempo… Será que já andam aí na net fotos dos novos grafismos e separadores, só para matar a curiosidade’
    TRL

    • Penso que fazem bem em mudar, o logotipo esta muito desatualizado.
      É sempre bom mudar a imagem, pricipalmente se isso representar uma mudança na filosofia do canal, que eu espero que aconteça.

      • Já fiz algumas críticas construtivas nos meus comentários, em notícias que deram-me vontade de as fazer.
        Neste caso, e nesta notícia em particular, tive vontade de fazer um comentário assertivo e sarcástico, pois a TVI é conhecida por ter má qualidade de imagem de há alguns anos para cá.

        Não tenho culpa que só agora tenham decidido mudar para 16:9 agora, mas agradeço, pois quando vejo futebol na TVI há ocasiões em que não vejo quem tem a bola pois está num ponto que não aparece na TV, isto porque a transmissão da TVI é em 4:3.

        • Exactamente, os jogos da Liga dos Campeões são transmitidos em todo o mundo na melhor qualidade possível, só a TVI é que está atrasada. E se não acreditam, experimentem ver um jogo na Sport TV e depois na TVI e vão ver que a diferença é brutal.

        • Então isto não é motivo para comentar algo construtivo? se quiseres com algum sarcasmo ”ai graças a Deus que vão fazer esta mundança” ou algo do genero! já que vocês dizem que nao tem qualidade deviam ficar ”contentes”!

          • E eu não fiquei contente? Até dei os parabéns ao canal pela mudança, que é muito bem-vinda.
            O teu exemplo é péssimo, pois eu sou ateu e nunca uso expressões que envolvam deus, jesus e outras figuras religiosas.
            Já agora, a minha resposta ao teu comentário foi construtiva. Dei um exemplo em que se nota a falta de qualidade de imagem do canal. A solução? Mudar para 16:9. Simples!

          • Eu não estou para alimentar guerrinhas. mas o teu comentário na minha opinião foi um bocado sarcástico! para pronto! A mudança vai ser feita! simples :p

          • Nada, nada.
            Tu tens razão, foi um bocado sarcástico. Mas gostei da notícia, atenção. E tão pouco estou aqui para alimentar guerrinhas, tal como tu.

            Podes pensar que eu sou anti-TVI por causa dos meus comentários, mas eu quero, honestamente, que os canais generalistas portugueses melhorem de dia para dia, sem exceções. É por isso que os critico tanto, porque não gosto da maioria das coisas que estes fazem.

            Ah, e confesso que gosto das nossas divergências lol

  • Qual é a fonte? Esta notícia é obviamente falsa, a TVI vsi continuar com o lixo de imagem que nos tem vindo a brindar, lol!
    Não acham coincidência na notícia falrem no 16:9 para o dia 16/9 lol. Parece notícia de alguém que só quer gozar com a nossa cara.

  • Na reportagem da SIC intitulada “Tá A Gravar” pôde-se ver no ecrã dos computadores onde eles editam o vídeo, as imagens de “Sol de Inverno” em 16:9 com uma linha tracejada a formar o 4:3, portanto quando a SIC começar a transmissão em 16:9 a novela também será transmitida nesse formato, já agora, vi os reclames á nova novela “Sangue Bom” que também são em 16:9, portanto deve estar para perto, e agora se esta notícia for verdade, eles devem apressar-se.

ATV News