fbpx

Tiago Graça revela como sofreu por causa da sua orientação sexual: “Isso confunde muito uma criança”

O concorrente de "O Triângulo", Tiago Graça, abriu o coração no Portal do Tempo.

Pedro Vendeira
5 min leitura

Este domingo, o “Portal do Tempo” teve a participação de Tiago Graça. O jovem ‘abriu o coração’ para partilhar o seu percurso de vida.

Tiago Graça começou por falar da sua família: “Sempre tivemos uma relação muito próxima, sou muito sortudo nesse aspeto, porque nunca tive qualquer tipo de problemas com a minha família”.

O jovem começou os estudos numa escola privada e foi alvo de comentários menos felizes. “Andei num colégio quando era mais novo. Foi a altura onde ouvi se calhar mais comentários, assim mais infelizes. Sempre fui um miúdo um bocadinho diferente. Os meus colegas se calhar viam em mim maneirismos que não estavam habituados. Muitas vezes queria-me tentar relacionar mais com os rapazes da minha turma e senti que era um pouco difícil em alguns aspetos”, contou.

O concorrente de “O Triângulo” recordou alguns momentos em que se “sentia mais triste”. “Quando era para escolher equipas, para jogar futebol e era escolhido em último, quando me chamavam alguns nomes por eu estar mais com amigas do que amigos”, disse, explicando que depois acabou por mudar para uma escola pública e foi muito melhor aceite, mas não se livrou de alguns comentários sobre a sua orientação.

Nem eu próprio ainda me tinha descoberto. Então a dizer que nós somos algo, antes de nós mesmos descobrirmos o que é que somos e isso confunde muito uma criança. Não considero que sofri bullying“, explicou.

Questionado pelo Mestre sobre quanto “é que se encontrou”, Tiago Graça confessou ter sido em 2021 e elogiou o namorado: “Acabei por perceber nessa altura que se calhar, não estava a viver a minha verdade. Só tinha estado com raparigas até esse ponto. Eu cansava-me muito rápido… conheci o Guilherme numa época que eu pensei assim, “bem, agora quero estar sozinho, não quero estar com mais ninguém”. Honestamente, eu nem sei explicar o porquê, mas que até aquele momento eu não me senti confortável com o facto de partilhar essa parte da minha vida

Depois de começar a namorar com Guilherme, resolveu contar aos pais e não esquece a pergunta que a mãe lhe fez. “Um dia eu cheguei a casa e pensei é hoje “cheguei a casa e a minha mãe vira-se pra mim, andas a sair muito de alguma coisa pra me contar”. Então conheci uma pessoa e a minha mãe perguntou-me logo imediatamente “Então, e é um rapaz ou é uma rapariga?” Partimo-nos os dois a rir, tanto, tanto. Bastou isso, para um peso enorme, sair dos meus ombros”, revelou Tiago Graça.

O concorrente de “O Triângulo” contou também com o apoio do progenitor: “O meu pai foi exatamente no mesmo dia, ele deu-me um abraço instantâneo, disse que estava tudo bem e que tinha o apoio incondicional dele para o resto da minha vida

“O Guilherme mudou a minha vida em vários aspetos, ele é muito calmo e muito tranquilo e fez com que eu levasse a vida de uma forma mais calma, mais leve. A melhor característica da nossa relação é que nós estamos sempre abertos a aprender um com o outro. Sou muito novo e já levo tão a sério a minha relação”, afirmou ainda.

Quanto aos estudos, Tiago Graça explicou: “Eu fiz o secundário todo em ciências, mas no último ano do secundário percebi que, se calhar não queria seguir nada dentro das ciências. Decidi fazer um exame de geografia como externo, o que fez com que eu entrasse no curso de relações internacionais. Eu estava habituado a tirar grandes notas no secundário, do nada entro na faculdade e é tudo notas revés. Dei por mim com quatro cadeiras chumbadas, estava-me a desiludir a mim mesmo

Antes de terminar o “Portal do Tempo”, o jovem fez questão de falar sobre uma pessoa “que é muito importante” na sua vida e uma “das suas melhores amigas”: a tia. “Quando eu nasci a minha tia tinha 16 anos, sempre lhe contei tudo. Trouxe-me o meu pequeno anjinho que é a minha afilhada Alice. Eu tenho um amor pela aquela criança que eu nem sequer consigo descrever, faria tudo por aquela pequenina“, rematou Tiago Graça.

Veja aqui o vídeo.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com