fbpx

SIC e TVI asseguram ser líderes de audiências

Renata Cunha
4 min leitura

A SIC e a TVI comunicaram, esta sexta-feira, os dados de audiências do mês de fevereiro. Ambos garantem ser líderes. A estação de Paços de Arcos realça as audiências médias do mês enquanto a estação de Queluz de Baixo foca-se no share total dia.

De acordo com o comunicado emitido pelo grupo Impresa e pela primeira vez em 12 anos, a SIC ultrapassou a TVI nas audiências médias do mês. Segundo os dados disponibilizados, a SIC atingiu um share médio de 18,6%, uma décima a mais do que a TVI, com 18,5%.

A estação de Paço de Arcos aponta a chegada de Cristina Ferreira como a grande razão da subida dos números:  “A partir de janeiro, com a nova grelha, onde se destaca a nova oferta das manhãs com Cristina Ferreira, alargou a sua liderança às manhãs e passou a ganhar os dias úteis. (…) “O Programa da Cristina” terminou o mês de fevereiro a liderar em termos absolutos com 31.6% de share e 4.5% de audiência média, o que corresponde a 435 mil e 200 telespectadores.”

O comunicado realça também os programas de João Baião e Júlia Pinheiro. “Destaque também para a mais recente aposta da SIC para as manhãs de fim de semana – “Olhó Baião!” – que terminou o mês de fevereiro a liderar no universo dos canais generalistas tanto no universo como em ambos os targets comerciais, devolvendo assim a liderança à SIC nas manhãs de sábado e domingo. No período horário da tarde (entre as 14h e as 20h), a SIC consolidou a liderança que já tinha alcançado no final de 2018, de destacar a performance do programa “Júlia” que terminou o mês de fevereiro a liderar no universo dos canais generalistas com 17.5% de share e 3.1% de audiência média, o que corresponde a 304 mil e 200 telespectadores”, lê-se.

Já a TVI “reafirma-se como o canal líder com 18,8% de share no total dia”. No comunicado emitido, o canal afirma que mantém a liderança nas audiências da informação (com destaque para o novo programa de Ricardo Araújo Pereira, “Gente que Não Sabe Estar”) e da programação do prime-time:

“No Entretenimento, a 4ª Edição do “Dança com as Estrelas”, que terminou no último fim-de-semana, tornou-se o conteúdo preferido das famílias nos serões de domingo, obtendo um valor de 1 milhão 166 mil de audiência média e 27,4% de share.A ficção da TVI continua a ser a preferida dos Portugueses há 14 anos com a novela “Valor da Vida, a mais vista em Portugal, a registar ao longo deste mês, uma audiência de 1 milhão 106 mil espectadores e um share de 24.1%”.

Em suma, a SIC sai vencedora em fevereiro, uma vez que apresenta valor relativos apenas a esse mês. Já a TVI  ganha no total de janeiro e fevereiro: no primeiro mês de 2019 ultrapassou a estação de Paço de Arcos e no segundo apresentou valores inferiores.

Os dois canais têm razão mas apresentam leituras de audiências diferentes.