fbpx
TVI

Saiba quem saiu no oitavo programa de «Masterchef Portugal»

Masterchef Saiba Quem Saiu No Oitavo Programa De «Masterchef Portugal»
Facebook Masterchef Portugal
Facebook Masterchef Portugal
Facebook Masterchef Portugal

A oitava semana de competição arranca com uma prova inesperada. Os aspirantes são desafiados a cozinhar a pares, tendo de fazer a mesma receita mas cozinhando à vez. O génio de cada um vem à tona na hora de se agarrarem à receita, e nem todos os pares se dão bem. Deparam-se com a dificuldade de chegarem a consensos sobre o género de prato que querem apresentar. Só um dos elementos vai ao supermercado escolher os ingredientes e é o seu par que pega nos primeiros dez minutos de receita. Os pares têm acesso visual uns aos outros mas não podem comunicar. A cada dez minutos trocam.

Ann Kristin faz par com Marita, mas não se conseguem entender. Marita, que lê nos lábios devido à sua deficiência auditiva, revela ter dificuldades em perceber Ann Kristin e por isso é a pessoa de quem está mais distante. Ann traz muitos limões do supermercado para dar a dica a Marita para uma tarte de limão, mas Marita não entende e começa a fazer profiteroles.

Manuel e Sílvia fazem par, Manel é inteligente na escolha dos ingredientes, trazendo tudo para a cozinha tradicional italiana, nomeadamente para uma pasta.

Márcio e Renata leem o pensamento um do outro, ambos se encaminham para o brownie, mas revela-se no prato mais fraco da prova.

Pedro e Cátia esquecem um pouco os desentendimentos do passado e têm relativo sucesso com o seu peixe no forno.

Marta e Leonel também trabalham bem a pares, fazendo um arroz delicioso mas uma codorniz demasiado seca.

Manel e Sílvia são vencedores da prova, e é com essa vantagem que o par parte para um desafio exterior num dos pontos mais bonitos do país: o Douro. Mais do que a oportunidade de serem capitães, os dois recebem um avental dourado, o que lhes dá imunidade para a prova de eliminação. Sílvia respira de alívio por ter a certeza de que não vai à eliminação pela primeira vez.

Os jurados chegam de barco ao Cais do Pinhão. O par vencedor divide-se para que cada um possa capitanear a sua equipa. Manuel escolhe Márcio, Ann-Kristin, Marta e Leonel para a sua equipa, enquanto que Sílvia escolhe Cátia, Renata, Marita e Pedro. A dificuldade está na proteína: mais uma vez os aspirantes a MasterChef Portugal deparam-se com a cozinha tradicional portuguesa, que as avós encaram com naturalidade, mas os mais jovens nem por isso. A lampreia é a rainha da prova. O Chef Rui Paula e o Chef Henrique Mouro dão uma pequena masterclass onde ensinam a preparar a lampreia para a confeção. A equipa de Manuel, revela problemas na entrada… Ann e Márcio desentendem-se nas receitas, discordam e chegam a trocar “galhardetes”, Márcio diz que Ann pensa que é a princesa da Dinamarca, mas não se pode esquecer que ele é o rei de Portugal! Na equipa adversária, capitaneada por Sílvia, Cátia e Renata são eficazes a preparar a lampreia, mas o arroz não é consensual, mais uma vez. Cátia não desiste de melhorar o arroz feito “a olho” por Pedro e conseguem servir um bom prato. Mesmo assim, apesar dos esforços, é a equipa de Manuel que vence a prova.

Depois das dificuldades do desafio exterior, a equipa derrotada volta para a cozinha para uma prova bem nacional. Os aspirantes enfrentam a bandeira de Portugal, será ela a brilhar na prova de eliminação que dita a saída de mais um aspirante. Sílvia está a salvo, usando o seu avental dourado, mas é ela que dita as regras da prova. Na cozinha está montada a bandeira de Portugal com ingredientes de cada cor – verdes, vermelhos e amarelos. Sílvia tem de atribuir uma cor a cada aspirante. Marita fica com amarelo, Renata e Cátia com vermelho, Pedro com verde. Cátia opta por cozinhar um peixe vermelho, Marita faz uma espécie de caril com frango, Renata escolhe uma carne vermelha e Pedro um camarão com abacate.

Pedro recebe rasgados elogios dos Chefes e, pela primeira vez, impressiona com o seu empratamento. Marita convence com o seu frango cheio de especiarias. Os dois piores pratos são os de Cátia e Renata. Cátia não tem o peixe cozinhado na perfeição e a carne de Renata está seca e dura. Como nenhuma das proteínas está perfeita, os jurados decidem pela criatividade durante a prova: Cátia inova ao passar manga para tornar uma couve amarga mais saborosa. Renata abandona a cozinha do MasterChef com a certeza de que a cozinha é o novo rumo da sua vida.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News