fbpx

Saiba quem foi eliminado no quinto programa de «MasterChef» (com fotos)

Pedro Vendeira
7 min leitura

Silvia-Marita-Olga-Leonel-Joana-Ann-Kristin-Marta-E-Macedo

Depois da última semana ficar marcada pela saída da Vânia, restam treze aspirantes que tentam lutar pelo título de MasterChef. A primeira prova envolve uma Caixa Mistério inesperada… Os concorrentes ficam espantados ao abri-la. Debaixo dela está uma cabeça de porco! A prova consiste em cozinhar um prato com uma ou mais partes da cabeça de porco e tem a duração de 2 horas. No supermercado estão partes da cabeça de porco à disposição, mas há quem se aventure e decida desmanchar a cabeça, o que pode causar alguns erros… e sustos.

As surpresas não param e para além de ter de cozinhar com a cabeça de porco, outra cabeça vai rolar: o dono do pior prato irá diretamente para a Prova de Eliminação. Para ajudar nesta prova que não se revela fácil, os jurados irão contar com a preciosa ajuda do chefe austríaco Hans Neuner.

Os três melhores pratos pertencem a Marta, Renata e Ann-Kristin. Marta é a vencedora: apresenta uma Bochecha de Porco Estufada com Puré de Batata-doce que, apesar de não ter um empratamento perfeito, está perfeita a nível de sabor. O vencedor já está encontrado, mas falta o pior prato… Macedo falha redondamente na sua aposta, apresentando um prato sem sabor e vai diretamente para a Prova de Eliminação, mas mesmo assim tem de fazer parte da prova de equipas no desafio exterior.

O desafio em equipas esta semana será tipicamente lisboeta. Os 13 aspirantes irão até ao Museu da Carris, onde têm de confecionar um menu completo para os funcionários da empresa. Marta será a capitã da equipa azul por ter sido a vencedora da Caixa Mistério, mas como as surpresas não param Macedo será o capitão da equipa vermelha, sabendo que independentemente do resultado irá enfrentar a Prova de Eliminação. As equipas ficam formadas: Marta, Joana, Silvia, Marita, Leonel, Ann-Kristin e Olga compõem a equipa azul enquanto que Macedo, Márcio, Pedro, Cátia, Renata e Manuel fazem parte da equipa vermelha.

A Marta, como é a capitã em vantagem, tem a opção de escolher que menu quer que a sua equipa confecione: Peixinhos da Horta e Favas com Entrecosto ou Jaquinzinhos e Ervilhas com Ovos Escalfados? Marta opta pela primeira hipótese.

O que os aspirantes não esperam é ter de fazer os tipicamente portugueses Pastéis de Nata para sobremesa, o que envolve muita técnica, desde a massa folhada ao recheio. Para garantir que os funcionários da Carris conseguem adoçar, de alguma forma, a boca, os aspirantes contam com a ajuda preciosa do chefe Sérgio Cruz da Manteigaria de Lisboa.

A prova decorre e algumas dificuldades aparecem, como por exemplo a equipa vermelha que vai estar até ao final da prova indecisa sobre como fazer os ovos escalfados. Claro que os problemas com os Pastéis de Nata também aparecem: enquanto que na equipa azul a Marita se engana na receita do recheio, na equipa vermelha o problema é que o recheio não toma corpo e a equipa corre o risco de não conseguir pôr os Pastéis de Nata no forno a tempo.

No final as duas equipas fazem pratos exemplares e conseguem apresentar os Pastéis de Nata, mas a decisão da equipa vencedora vai estar na mão dos 60 funcionários da Carris. Eis que surge uma situação fora do comum: empate – 30 votos para a equipa vermelha e 30 votos para a equipa azul. Cabe ao chefe Sérgio Cruz desempatar e escolher qual a equipa que fez o melhor Pastel de Nata. A equipa vencedora é a vermelha, que curiosamente tinha Macedo como capitão. Sendo assim Macedo irá enfrentar a Prova de Eliminação juntamente com Marta, Joana, Silvia, Marita, Leonel, Ann-Kristin e Olga.

O regresso à cozinha fica logo marcado pela presença de uma caixa gigante ao lado dos jurados. Os concorrentes em jogo ficam surpreendidos e perguntam-se qual será o conteúdo da caixa e ninguém está à espera do que acontece. A caixa levanta-se e mostra 9 salmões inteiros. O MasterChef convida o chefe Henrique Sá Pessoa para explicar a qualidade do Salmão da Noruega e para ajudar nesta prova onde é especialista.

Cada concorrente terá 50 minutos para filetar o salmão e para cozinhar um prato onde ele seja rei. Mas não são só os aspirantes a cozinhar durante estes 50 minutos. O chefe Henrique Sá Pessoa irá filetar o salmão que resta, visto que só 8 aspirantes estão em jogo, Miguel Rocha Vieira irá cozinhá-lo, Rui Paula irá empratá-lo e Manuel Luís Goucha irá comê-lo. É uma prova de fogo, pois a pressão de chefes a cozinharem ao mesmo tempo não é fácil, principalmente quando são muito mais rápidos.

Depois de provados os oito pratos, a dúvida recai entre Marita e Macedo: ambos não trataram muito bem a estrela da prova e os jurados têm de decidir pela guarnição. Aqui a escolha torna-se mais fácil: Marita fez um Brás irrepreensível. Sendo assim é Macedo quem abandona a cozinha do MasterChef depois de ser capitão da equipa vencedora no desafio exterior. Vale sempre a pena ser o melhor… E numa Prova de Eliminação aquele que for menos bom é expulso da competição.

Veja as fotos:

[new_royalslider id=”61″]

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com