fbpx

Saiba quem é quem em «Destinos Cruzados» [com fotos]

A Televisão
41 min leitura

 

A nova novela da TVI, «Destinos Cruzados», está a pouco mais de uma semana para estrear. Depois d’ A Televisão ter noticiado a data de estreia e avançado com a história, chegam agora as personagens. A produção conta com Alexandra Lencastre, Virgílio Castelo, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Rita Pereira, Maria João Bastos, entre muitos outros. O elenco é constituído pelos seguintes núcleos: Veiga de Andrade, Candeias Moreira, Falcão Coentrinhos, Cabreira, Mendes, entre outros personagens. Confira toda a informação aqui:

Destinos Cruzados 1 Saiba Quem É Quem Em «Destinos Cruzados» [Com Fotos]

Laura Veiga De Andrade: Laura é uma mulher elegante, vaidosa, inteligente, dissimulada, sedutora, fria e calculista, embora, por vezes, tenha rasgos de impulsividade que a fazem cometer atos inesperados e podem deitar por terra os seus planos. Nasceu pobre, mas enriqueceu através do casamento com Jaime Veiga de Andrade, o magnata da lingerie, que fez dela a mulher sofisticada que é hoje. No seio da família do marido e usando a sua personalidade forte, conseguiu impor-se diante de Isadora, a cunhada de Jaime e eterna apaixonada por este, e Lourenço, o filho do primeiro casamento do marido, com quem tem uma relação distante. Tem uma filha com Jaime, Beatriz, mas é amante do futuro marido desta, Eduardo. Quando este a rejeita no dia do seu casamento com Beatriz, tenta matá-lo. Só que ele sobrevive e, temendo ir parar à prisão, rouba a família e foge. Durante a fuga, encontra Sílvia, uma mulher fisicamente igual a si. A explosão da bomba de gasolina onde as duas se encontram, permite-lhe arquitetar uma troca de identidades, quando se apercebe que Sílvia perdeu a memória. Vivendo a vida da sósia, porá em marcha um plano para roubar Jaime e poder fugir do país. No entanto, terá também que fingir na perfeição que é uma mulher que não é, para não ser desmascarada pela família de Sílvia.

Sílvia Candeias Moreira: Sílvia, é uma pessoa simples, honesta, íntegra, sem grande vaidade, nem tempo para si própria, já que sempre se dedicou mais aos outros. É bondosa, altruísta e bastante trabalhadora, já que carrega nos ombros o peso de sustentar a família, praticamente sozinha. É casada com o violento Humberto, a quem já não ama e com que só permanece para manter a família unida. É mãe de Fernanda e Sónia, com quem tem relações bastante opostas: na primeira encontra o apoio e a força que precisa; na segunda, os atritos e críticas que lhe custam a suportar. Cuida ainda do pai, Inácio, um homem que vive numa realidade quase paralela. Perde a memória na explosão da bomba de gasolina e, devido às artimanhas de Laura, passa a viver a vida da sua sósia, sendo hostilizada por toda a família desta. Mas, aos poucos, começa a conquistá-los, apaixonando-se por Jaime e estreitando relações com as pessoas que a verdadeira Laura tinha afastado de si. Quando recupera a memória, vê-se num dilema: ou volta para o seu lugar na sua família ou aceita uma proposta de Laura para continuar a passar-se por esta, proposta que poderá resolver os graves problemas da sua verdadeira família.

VEIGA DE ANDRADE

Jaime Veiga de Andrade: Jaime, é um homem culto, fino, requintado e afável, que nasceu em berço de oiro, mas nunca se acomodou diante dessa situação. Conhecido como o magnata da lingerie, foi a partir da criação da “Diamantes”, que expandiu a sua fortuna. É objetivo, frio, pragmático e implacável nos negócios. Ficou viúvo muito jovem, com um filho do primeiro casamento, Lourenço, com o qual tem uma relação fria e distante, que ele próprio criou. Quando casou com Laura, deixou a educação do filho nas mãos da cunhada Isadora, sua eterna apaixonada. É pai de Beatriz, fruto do seu casamento com Laura, e que é a menina dos seus olhos. Quando percebe que Laura não é quem sempre imaginou, sente o seu mundo desmoronar. E, quando Sílvia volta para casa no lugar de Laura, aquela sofrerá as consequências das atitudes que esta cometeu. Afasta-se daquela que julga ser a sua verdadeira mulher para mergulhar ainda mais no trabalho. Mas a desmemoriada Sílvia e toda a sua doçura, sabê-lo-ão reconquistar. Mas, como todas as pessoas, este homem, aparentemente perfeito, esconde um lado mais sombrio que, ao ser descoberto, poderá arruinar a sua reputação, negócios e família.

Isadora Belmonte: Isadora é uma mulher culta, educada, elegante mas de visual arrojado. É irónica, mordaz, sarcástica, cínica e profundamente maquinadora, que arranja esquemas atrás de esquemas, para conseguir atingir os seus objetivos. Porém, a miopia de que sofre faz com que, inúmeras vezes, meta os pés pelas mãos e faça tudo de forma errada. Cunhada de Jaime, é obsessivamente apaixonada por este, já que sempre quis ocupar o lugar na vida e no coração do empresário. Como nunca conseguiu, tornou-se numa mulher ressentida e invejosa, que persegue todas as mulheres bonitas e trata os homens como meros objetos. Foi a responsável pela educação do sobrinho, Lourenço, sobre o qual tem grande influência. Diretora criativa da “Diamantes”, supostamente são suas as criações de lingerie, que fazem furor no mercado nacional e internacional, mas, na verdade, ela apenas serve de capa para o verdadeiro designer, o seu sobrinho Lourenço. Apesar de odiar Laura, tem uma relação de proximidade com a filha desta, Beatriz. E vai aproveitar a descoberta sobre o verdadeiro caráter de Laura, para fazer com que toda a família se vire contra Sílvia, quando esta regressa a casa, sem memória, vivendo a vida da sua sósia.

Lourenço Belmonte Veiga De Andrade: Bonito, elegante e moderno, é arrogante, convencido e cínico nas primeiras abordagens, que usa como arma de defesa para esconder as suas carências afetivas, já que sempre viveu sem o afeto do pai. É frontal, direto e honesto, levando aparentemente uma vida de playboy que nada faz, quando, na verdade, é o responsável pelo grande sucesso da marca “Diamantes”, já que desenha as peças de lingerie em segredo, apenas em cumplicidade com a tia, Isadora. Amante do tuning e de street racings, é numa dessas corridas ilegais que vai conhecer Fernanda, por quem se encantará, devido ao feitio espalha-brasas da mecânica. Mas namora com Bárbara, que o tenta controlar a todo o custo. Tem uma relação tensa com o pai, Jaime, mas é muito próximo da irmã, Beatriz, ainda que seja contra o casamento desta com Eduardo. Quando Sílvia regressa a casa na pele de Laura, encontrará nela, aos poucos, a mãe que perdeu quando era uma criança. Vive atormentado por pesadelos que escondem uma parte do seu passado e que explicam o seu afastamento do pai. O destino pregar-lhe-á inúmeras partidas e, sempre que tudo parece começar a correr-lhe bem, um revés mostra-lhe que a vida parece não estar a seu favor.

Beatriz Veiga de Andrade: Beatriz, filha de Jaime e Laura, é bonita, moderna, ativa, firme e determinada, mas também teimosa e obstinada, daquelas pessoas que não está habituada a ouvir um “não”. É completa e loucamente apaixonada por Eduardo, com quem casa, depois de ele ser alvo duma tentativa de homicídio por parte de Laura. Não perdoa a mãe por ter tentado matar o seu futuro marido e faz a vida negra a Sílvia, quando esta volta para a casa dos Veiga de Andrade, na pele de Laura. A paixão cega por Eduardo fá-la submeter-se a todos os caprichos do marido, nomeadamente a vontade que ele tem de ter filhos. Descobre ser infértil e cometerá um crime para agradar ao marido. Quando descobre que ele a trai, prepara-lhe uma terrível vingança. É diretora de marketing da “Diamantes”, onde se mostra uma profissional competente, empreendedora e dedicada.

Eduardo Ferraz: Eduardo, é um homem charmoso, envolvente, sedutor, em plena forma física, que conhece os seus atributos físicos e se serve deles para conquistar quem quer. Fotógrafo freelancer, é ambicioso, calculista, frio, manipulador e cínico, sem um pingo de sentimentos e sem escrúpulos de pisar quem quer que seja para subir na vida. Cresceu rodeado de pobreza e teve que se fazer à vida muito novo, o que o tornou num bloco de gelo em termos sentimentais e um ambicioso sem limites para conquistar um status melhor. Amante de Laura, está de casamento marcado com Beatriz, a filha dela. E acaba por escolher esta, o que quase lhe custa a vida. No entanto, sobrevive e consegue casar com Beatriz, a quem domina psicologicamente. Para ter a mulher presa a si, pressiona-a a engravidar, sem suspeitar que ela não poderá ter filhos. Mulherengo incorrigível, envolve-se com várias mulheres e será alvo duma vingança terrível de Beatriz, quando esta descobre as suas traições. Fará uma perseguição cerrada a Sílvia, desconhecendo que a mulher desmemoriada é a sósia de Laura, a mulher que ele rejeitou e que está disposta a acertar contas com ele por causa da rejeição.

CANDEIAS MOREIRA

Humberto Moreira: Humberto, é um homem do povo, profundamente machista, rude, abrutalhado, violento e pouco dado ao trabalho, estando envolvido em negociatas escuras e ilegais. Gosta de andar sempre aprumado à sua maneira e não tem pudor em trair a mulher à descarada. É casado com Sílvia, que trata como um objeto que deve satisfazer-lhe todos os caprichos. Pai de Sónia e Fernanda, tem uma ótima relação com a primeira e vive em constante tensão com Fernanda, pois é a única que o enfrenta, não se calando diante do autoritarismo dele. Tem implicância com o sogro, Inácio, que, por sua vontade, deveria ser internado num lar de idosos. Quando Laura ocupa o lugar de Sílvia na família, ver-se-á diante duma mulher que não baixa a cabeça diante das suas ordens, nem se submete. Apesar da confusão que isso lhe causa, acabará completamente dominado pela “nova mulher”. Conhecido como o grande machão do bairro onde vive em Oeiras, acabará por ser alvo da paixão do homossexual Vavá, o que poderá pôr em causa a sua reputação.

Fernanda Candeias Moreira: Fernanda é uma mulher bonita e atraente, sensual por natureza, mas sem consciência dessa sensualidade e pouco dada à vaidade. Mecânica e proprietária duma oficina/sucata, anda quase sempre em fato-macaco. É honesta, determinada, leal, amiga do seu amigo, mas também impulsiva e explosiva, perdendo a cabeça com facilidade e só lhe apetecendo dar cabo de toda a gente. É teimosa e casmurra, muito convicta das suas ações e decisões, sendo-lhe difícil dar o braço a torcer. Filha mais velha de Humberto e Sílvia, tem uma relação tensa com o pai por causa da maneira como ele trata a mãe e também pela mandrice do mesmo. É o grande apoio de Sílvia, sendo a única que a ajuda a sustentar a família. Dá-se mal com a irmã, Sónia, e tem uma cumplicidade intensa com o avô, Inácio. Foi este que lhe incutiu o gosto pelas corridas e pelos carros quitados. Envolve-se em corridas ilegais por falta de dinheiro e é aí que conhece Lourenço, com quem embirra, mas que lhe vai despertar sentimentos que não conhecia. Namora quase desde a infância com Moisés e a relação de ambos é marcada pela rotina e sem grande chama da sua parte, pois, no fundo, não o ama. Amor sentirá por Lourenço, mas terá a sua vida virada do avesso por causa disso.

Sónia Candeias Moreira: Sónia é bonita e vistosa, gostando de dar nas vistas e de chamar a atenção por onde passa. Acha que não foi feita para o trabalho e sim para ser famosa sem o menor esforço, querendo aparecer nas revistas, dar entrevistas e autógrafos, sem que nada tenha para fazer. Atiradiça, sedutora e esperta, faz pequenas maldades para conseguir os seus intentos. Filha mais nova de Humberto e Sílvia, dá-se lindamente com o pai e tem uma relação quase de indiferença com a mãe. Implica com o avô, Inácio, achando que o mesmo deveria estar num lar e tendo grandes discussões com Fernanda por causa disso. Conhecida por ser a oferecida do bairro, vive atrás de Moisés, o namorado da irmã, desprezando o amor que Rufino sente por ela. Mas para conseguir os seus objetivos será capaz de brincar com os sentimentos do rapaz, ainda que mais tarde venha a arrepender-se.

Inácio Candeias: Inácio é um homem que vive no limiar entre a loucura e a lucidez. Ficou assim quando sofreu um trauma emocional ao perder o grande amor da sua vida, perda de que se considera responsável. Foi, então, como se o tempo tivesse parado para si naquele momento. Quando está lúcido, é um homem sábio, conhecedor da vida e do Ser Humano, e com um sentido de humor e responsabilidade apurados. Quando está nos momentos de delírios, julga ter trinta e poucos anos, envolvendo-se em situações de risco e vive obcecado em recuperar algo que perdeu, pois acredita que poderá fazer com que o seu grande amor regresse, caso encontre o que procure. Vive aos cuidados da filha, Sílvia, a quem deixa constantemente com o coração nas mãos, por causa da alternância dos seus estados de consciência. Tem uma relação tensa com Humberto e Sónia, que o tratam como um velho maluco, que deveria estar internado num lar. Com Fernanda, a neta do seu coração, tem grande cumplicidade e acompanha-a nas corridas, já que foi ele que lhe incutiu o gosto pela velocidade. Já teve uma vida muito boa e financeiramente desafogada, mas a dor de perder Maria Helena fê-lo desfazer-se de todos os seus bens por tuta e meia, deixando, na altura, a família numa situação periclitante, da qual nunca mais se recompôs.

Maria Helena Roquete: Maria Helena é uma antiga atriz de teatro, que poderia ter sido uma estrela internacional, mas que se perdeu na carreira, por causa da vida boémia que sempre levou. Atualmente vive na rua, como sem-abrigo, dormindo por entre caixotes de papelão, dominada por uma intensa culpa em relação a certas atitudes que tomou durante a sua vida. Foi o grande amor da vida de Inácio, mas nunca o amou da mesma forma. Preferiu a carreira e partiu para o estrangeiro, deixando o grande amor dele para trás e fazendo com que ele enlouquecesse. Pernoita nas proximidades da bomba de gasolina onde Sílvia trabalha, da qual é amiga, mas a quem pouco pode contar da sua vida, por Sílvia ser filha de quem é. No entanto, a amiga nota nela uma pessoa com uma vasta cultura e com uma experiência de vida impar. É a primeira a perceber que existem duas sósias, tema que já havia representado em teatro, e também a descobrir a troca das duas, mas vê-se de pés e mãos atados, impedida de denunciar a troca, porque isso seria denunciar-se aos olhos de Inácio e as consequências dum reencontro entre os dois são imprevisíveis.

Próxima página (em baixo).

FALCÃO COENTRINHOS

Raimundo (Falcão) Coentrinhos: Raimundo é um homem simples e pacato, que, apesar de ter enriquecido, aprecia a simplicidade e genuinidade das coisas e pessoas. Tenta vestir-se de forma simples, embora a mulher lhe impinja roupas caras e dispendiosas, que pouco têm a ver consigo. É íntegro, dedicado, muito trabalhador, que subiu na vida à custa da rede de padarias que construiu, mas que tem muito orgulho nas suas origens, mantendo a sua primeira padaria no bairro de Oeiras, onde passa a maior parte do tempo. É casado com Teté, que assim exige ser chamada, com quem tem uma relação de amor e ódio. Ama a mulher, mas odeia o mundo que ela frequenta e o quer obrigar a frequentar, pois não tem grande paciência para as futilidades de certas festas do jet set. Pai de Bárbara, Ricardo e Bernardo, tem uma boa relação com os filhos, embora custe a ter mão nos dois mais velhos e tenha maior afinidade com Bernardo, o único que já nasceu rico, mas que quer seguir as pegadas do pai. No bairro, é um homem influente e respeitado, mas também cobiçado, nomeadamente por Emília Cabreira, uma mulher que adora os maridos das outras. É obrigado pela mulher a usar o sobrenome dela, Falcão, pois Coentrinhos tresanda a pobreza por todo o lado.

Teté (Etelvina) Falcão: Teté é uma mulher atraente, elegante, despesista, que gosta de usar o melhor que o dinheiro pode comprar. Nova-rica, faz questão que a família use o seu sobrenome e esconde o do marido, que ela considera nome de pobre. É stressada, ansiosa, fútil, controladora, dramática em excesso, impulsiva e presença assídua das festas do jet set, adorando aparecer nas colunas sociais. Tem origens humildes em Oeiras, mas, se pudesse, apagava-as da sua existência. Para ela, a vida só começou a contar a partir do momento em que o marido enriqueceu e se mudaram para uma zona mais nobre e cara. É casada com Raimundo, a quem ama profundamente e de quem morre de ciúmes. Faz de tudo para controlar Raimundo, usando esquemas inimagináveis. Odeia que o marido mantenha a primeira padaria da sua rede, como ela lhe chama, de boutiques de pão. É mãe de Bárbara, Ricardo e Bernardo, tentando moldar os filhos à sua imagem e semelhança, embora encontre resistências no mais novo em relação a esse aspeto. Tem uma relação de grande cumplicidade com o seu mordomo homossexual, Vavá, que é seu amigo “de outros Carnavais”. Também é amiga da top model Vicky, embora tenha pouca paciência para os dramas desta, que considera fruto da sua imaginação. Como se muitos dos seus também não o fossem.

Bárbara Falcão: Linda e deslumbrante, sempre atenta ao último grito da moda, é sensual, sedutora e envolvente, mas também insegura, ciumenta e controladora. Gosta de dominar todas as situações, nomeadamente as que dizem diretamente respeito à sua relação amorosa. É arrogante, mimada e snobe, não gostando de misturas entre classes sociais. Sobrevaloriza o dinheiro, o estatuto e as aparências. Filha mais velha de Raimundo e Teté, aprendeu a maior parte das coisas pela cartilha da mãe. Ainda que tenha um curso superior, nada faz, nem tenciona fazer. Namora com Lourenço, por quem é apaixonada. Adora o namorado e até se sujeita a algumas coisas, como assistir às corridas ilegais, só para poder controlar os seus passos. Nem isso impede que Fernanda surja na vida do rapaz, mas não ficará quieta quando tal acontecer. Nessa altura, começará a revelar alguns distúrbios de personalidade, onde sobressaem a frieza, a maldade, o ar ardiloso e maquiavélico, típicos duma pessoa que é um luxo na aparência, mas um lixo humano na essência. Não se lhe conhecem grandes amizades, já que, à exceção da sua obsessão pelo namorado, tudo em si é superficial.

Ricardo Falcão: Ricardo é um autêntico playboy, que gosta de roupas caras e carros topo de gama, levando uma vida desregrada e boémia. É irresponsável, imaturo, desligado da realidade e preguiçoso. O curso de Direito parece-lhe interminável, já que não põe os pés na faculdade, uma vez que passa os dias a dormir e a noite nas festas do jet set. Filho de Raimundo e Teté, foi educado pela mãe para ser um playboy da alta sociedade e para fazer amizade com certo tipo de pessoas, despreocupando-se de qualquer esforço para ganhar dinheiro no futuro. Por conta disto, terá uma relação com alguns atritos com o pai, pois está habituado a dinheiro fácil. E, quando a relação entre os dois se tornar insustentável, enveredará pela marginalidade como forma de ter dinheiro sem grande esforço. Não tem uma namorada fixa. Envolve-se com várias raparigas, sempre sem compromisso, sendo um autêntico predador. Enredará a tímida Érica numa teia de sedução apenas para a levar para a cama e abandoná-la em seguida. Gosta de espicaçar o mordomo gay da família. No fundo, é um cínico e um gozão perante a vida e as pessoas com quem se dá e cruza.

Bernardo Falcão Coentrinhos: Bernardo é o filho mais novo de Raimundo e Teté, e possivelmente o mais adulto dos três. É um rapaz com ar sério, perspicaz, que topa tudo à primeira e passa a vida a mandar bocas sensatas, que os outros não conseguem captar. É inteligente, concentrado, dedicado a fazer puzzles gigantes e com muito orgulho nas origens do pai, para desespero de Teté. Tem uma relação de grande proximidade com Raimundo, pretendendo seguir as pegadas do pai. Tem um grande sentido de responsabilidade e justiça. Estuda num dos melhores colégios de Lisboa, onde tem como melhor amigo João Pedro, que é oriundo de famílias humildes do bairro. Mas fez um pacto com o amigo de não revelar as origens deste para que João Pedro possa frequentar a sua casa. A amizade dos dois será posta à prova, quando conhecerem Luana, a espevitada filha de Liliane Marise.

Valdomiro (Vavá) Santana: Vavá, homossexual assumido, cheio de jeitos e trejeitos, excêntrico e que gosta de dar nas vistas, por vezes com o intuito de provocar os outros. É bem-humorado, espirituoso, divertido e de lágrima fácil, trabalhando como mordomo e chef de cozinha em casa de Raimundo e Teté, de quem já era amigo antes de estes enriquecerem. Tenta ser leal e fiel aos dois a cem por cento, embora, por vezes, tal seja inconciliável. Muitas vezes vítima de preconceito por causa do seu jeito efeminado, não tem papas na língua e não admite que o espezinhem. Tem um fraquinho por Ricardo, o filho dos patrões, mas jamais se atreve a dar qualquer passo no sentido duma conquista, em nome da lealdade a quem sempre o aceitou como é. Acabará por se apaixonar por Humberto, o maior machista do bairro em Oeiras, mas parece não ter sorte nenhuma. Sempre que as coisas lhe correm mal, bem podem chover lenços de papel para as suas lamúrias, pois, como tantas vezes diz, “Homem sofre!”.

CABREIRA

Destinos Cruzados Cabreira Saiba Quem É Quem Em «Destinos Cruzados» [Com Fotos]

Emília Cabreira: Emília é mulher vistosa, fogosa e sensual, que usa e abusa dos decotes, além da roupa chamativa, que não deixa ninguém indiferente à sua passagem, principalmente os homens. Líder nata, de personalidade forte e determinada, sem papas na língua, firme e de convicções, está imiscuída em todos os assuntos do bairro onde reside em Oeiras, explorando também o bar da sociedade recreativa local. Considera-se a maior benfeitora da comunidade, ao ponto de querer mudar o nome do bairro para Bairro da Cabreira, em homenagem ao seu apelido. Solteira por convicção, é uma mulher atiradiça, que passa a vida a seduzir “os maridos das outras”, já que tem uma fixação por homens casados. Teve um envolvimento há vários anos com Luciano, que destruiu o primeiro casamento deste e deixou marcas profundas. No entanto, o seu jogo de sedução com todos os homens de aliança com quem se cruza não acabou por aí e tem um fraquinho por Raimundo, que é completamente fiel à mulher. Criou os sobrinhos, Moisés e Rufino, desde a morte prematura do irmão. Não se dá com a irmã, Guida, mais conhecida por Liliane Marise, mas terão que conviver debaixo do mesmo teto, quando esta se mudar de armas e bagagens para a casa da família. Viverá em pé de guerra com a irmã, o que acaba muitas vezes em pancadaria.

Guida Cabreira, a Liliane Marise: Guida é um festival ambulante. Bonita, espampanante, vistosa, exuberante, foi a rainha da música ligeira portuguesa, com o tema “Pancadinhas de Amor”. É desbocada, barraqueira, frontal, vaidosa, dá “pontapés na gramática” e tem um lado egocêntrico, mas, no fundo, é um coração de manteiga e com um lado benemérito muito grande, sempre disposta a ajudar os outros. Quando era a maior das estrelas, casou com um homem ciumento e foi obrigada a afastar-se dos palcos. Mas agora que enviuvou, quer regressar ao estrelato. Falida, tem que se refugiar na casa da família em Oeiras, onde vive em pé de guerra com a irmã, Emília. Traz consigo a sua filha, Luana, que, segundo ela, adotou numa das suas digressões por terras africanas. Mas sobre as origens desta criança paira um grande mistério. Adora os sobrinhos, Moisés e Rufino, com os quais terá uma ótima relação. Querendo voltar às luzes da ribalta, percebe que a realidade mudou durante os anos em que esteve afastada e, para voltar a ser uma estrela de primeiro plano, terá que se reinventar. E descobrirá que a melhor maneira de aparecer é criar escândalo atrás de escândalo, pois o que interessa é que falem dela, não interessa se bem ou mal. O importante é que a sua música faça sucesso e os concertos chovam na sua agenda.

Luana Cabreira: Luana é uma mulata bonita, com ar reguila e espevitado, que não tem papas na língua. Tem a particularidade de ter um olho de cada cor. Irreverente, rebelde e exigente, é filha adotiva de Liliane Marise, que esta criou à sua imagem e semelhança. Quando se muda com a mãe para Oeiras, muda-se contrariada por deixar os amigos e ter que começar uma vida nova, onde enfrenta as implicâncias da tia Emília, mas descobre o carinho dos primos, Moisés e Rufino. Também conhece Bernardo e João Pedro, que a disputarão.

Moisés Da Consolação Cabreira: Moisés é bonito, de corpo bem talhado, que gosta de vestir roupas que acentuem os seus músculos. É vaidoso, pintas, engatatão e cheio de lábia. Talhante de profissão, é o dono do talho “Carnes Perfumadas”, assim batizado por não atender uma cliente sem secretamente se borrifar com umas gotas de perfume. É profissional, competente, dedicado, gosta do que faz e tem um coração de ouro. Gosta da vida que leva, entre o trabalho e uma cerveja, com tempo para a namorada, Fernanda, e, se possível, para toda as outras mulheres do bairro. É daqueles que acha que um homem deve ter uma mulher em casa e ser de todas com quem se cruza na rua. No entanto, ama Fernanda e fez uma tatuagem no peito em homenagem a ela. É alvo da paixão de Sónia e verá o seu namoro destruído por uma artimanha desta, mas também pela falta de amor de Fernanda, que se envolve com Lourenço. Não se conforma em perder a mulher amada, faz coisas impensáveis para a reconquistar, até se envolve com Bárbara, mas viverá um amor polémico com alguém proibido. Vive em casa da tia Emília com o irmão Rufino, com quem terá atritos por causa de Sónia.

Rufino da Consolação Cabreira: Rufino é um rapaz atraente, com um corpo escultural, mas sem noção da sua beleza, já que não é nada vaidoso, sendo descontraído e quase desleixado no modo de vestir. Ajudante de mecânica, trabalha na oficina de Fernanda, com quem tem uma relação quase de irmãos. Tem um coração de ouro, é leal, amigo do seu amigo, dedicado e meigo. Apaixonado por Sónia, vê-se rejeitado por esta e sabe do interesse dela no seu irmão, Moisés, mas não tem coragem de o denunciar, ainda que tenham grandes discussões, para não magoar a sua melhor amiga, Fernanda. Sobrinho de Emília, é o responsável pelo regresso de Liliane Marise a Oeiras, com a qual tem uma relação de cumplicidade. Um dia, a sorte e a fama batem-lhe à porta ao ser fotografado em cuecas e ser convidado para ser um dos modelos da “Diamantes”. Não é o que quer para si, mas acaba por ser empurrado para o mundo do sucesso. E quem o desprezou, vai querer o seu amor e a sua amizade quando for uma estrela.

MENDES

Destinos Cruzados Mendes Saiba Quem É Quem Em «Destinos Cruzados» [Com Fotos]

Luciano Mendes: Luciano, homem de boa aparência, que gosta das coisas simples da vida, é paciente, conciliador, honesto e quase submisso. Trabalha como jardineiro para os Veiga de Andrade e adora o que faz. No passado, arruinou o seu primeiro casamento ao cair na teia de sedução de Emília, ficando com uma filha nos braços para criar, Érica. É casado com Victória, a “Joia Rara” da “Diamantes”, mas que está em final de carreira. O casamento atravessa um período menos bom, devido às neuroses de Victória e também à maneira como esta trata a filha dele. No entanto, é apaixonado pela mulher e tudo fará para manter uma relação mais que desgastada. Até que há um dia em que vai dizer basta. Será alvo de assédio por parte de Isadora, que o quer transformar num dos seus homens-objeto. É muito amigo de Raimundo, com quem desabafa todos os seus problemas.

Victória Mendes, a Vicky: Victória é linda e deslumbrante, com um corpo escultural, que mantém com inúmeras horas de exercício físico e dietas exageradas. É a “Joia Rara” da “Diamantes”, a maior modelo da marca, mas a sua carreira está no final, algo que se recusa a aceitar. Tem um ego maior que o mundo, é egoísta, egocêntrica, impulsiva, histérica, descontrolada e nada afetuosa. Acha que tudo gira em torno do seu umbigo e adora ser o centro das atenções. É casada com Luciano, com quem vive em conflito, mas a quem ama à sua maneira. No entanto, nunca conseguiu aceitar a filha dele, Érica, a quem sempre tratou com desprezo e indiferença. Quando a sua carreira acaba, envereda pelo caminho do álcool e das drogas, como forma de escapar à dura realidade. E, quando descobre que a sua enteada será a sua substituta, os seus distúrbios emocionais tomam proporções muito maiores, que poderão ter consequências inimagináveis. Tem como única amiga Teté, a única que tem paciência para aturar as suas neuroses e manias da perseguição.

Érica Mendes: Érica é uma rapariga, à primeira vista, desinteressante, que se esconde atrás de roupas fora de moda e óculos que usa sem precisar, como forma de esconder a mulher perfeita e de beleza exótica, que chamaria a atenção de qualquer pessoa. É tímida, insegura, reservada, complexada, sempre com medo de arriscar. Filha de Luciano, vive com a angústia de não saber quem é a sua mãe. Foi criada por Victória, que sempre a tratou com indiferença e desprezo, como se fosse o patinho feio da família, o que acentuou o seu lado inseguro. Nunca teve um namorado e ainda é virgem. Ingénua no amor, deixa-se levar na conversa de Ricardo, a quem se entrega, sendo abandonada de seguida. Será Emília quem a ajudará nessa altura e da qual se torna bastante amiga, sem que nenhuma das duas imaginem os laços que as ligam. Um dia, acabam por descobrir que tem os requisitos exatos para ser a substituta de Victória como “Joia Rara” da “Diamantes”. E, pela primeira vez, vai arriscar e ter sucesso. Também encontrará um verdadeiro amor, mas existem muitas coisas a separá-los. O sucesso trar-lhe-á muitos amigos e conhecidos, mas também inimigos, dissabores e caminhos perigosos, pelos quais corre o risco de enveredar.

OUTROS PERSONAGENS

Destinos Cruzados Outros Personagens Saiba Quem É Quem Em «Destinos Cruzados» [Com Fotos]

Vera Sampaio: Vera, gerente da loja principal da “Diamantes”, é uma mulher moderna, eficaz, muito profissional e a pessoa de confiança de Jaime. Tem um ar misterioso, sabe demasiadas coisas e, se traída ou desconsiderada, pode tornar-se uma pessoa perigosa.

Tobias Junqueira: Tobias é um jovem bonito e atraente, que trabalha como barman no bar na loja da “Diamantes”, onde adota uma postura de machão e engatatão. Mas essa capa serve para esconder a sua verdadeira orientação sexual. Na verdade, é um jovem homossexual, inseguro e reprimido, com medo de se assumir, por causa da figura do pai. E, para agradar à família, envolve-se num jogo de loucos com Liliane Marise, que acaba em pancadaria em direto na televisão. A partir do momento em que se assume, terá que lidar com o preconceito, mas conhecerá os seus amigos verdadeiros. Terá uma relação de verdadeira amizade com Sónia, a quem ajudará nos momentos difíceis e será a única pessoa de quem ela não se aproveita.

João Pedro Soromenho: João é um rapaz reguila, alarve, que reside no bairro em Oeiras e vê em Moisés um exemplo a seguir. Passa a vida a atirar-se às miúdas mais velhas e a usar esquemas para ganhar dinheiro. Os pais são emigrantes na Suíça e vive com a avó. Para ter uma educação esmerada, estuda no mesmo colégio de Bernardo, de quem é o melhor amigo. Apenas Bernardo e Raimundo sabem das suas origens humildes, para que possa frequentar a casa dos Falcão, já que Teté acha que ele é filho de diplomatas. E, muitas vezes, mete os pés pelas mãos, já que é um rapaz sem grande traquejo social a passar-se por rico. Quando conhece Luana e se interessa por ela, verá a sua amizade com Bernardo ser posta à prova.

Siga-me:
Redactor.