287º Episodio
Hortense recorda uma fotografia antiga de Zé José e com alguma mágoa revela que vai ter de desenterrar o passado, pois valores mais altos se levantam. Sebastião, impaciente, avisa a mãe que teve de fechar o bar e pergunta que fotografia é a que ela tem nas mãos. Hortense revela, para grande surpresa do filho, que é a imagem do seu pai. Hortense afirma que o pai dele a magoou muito e que decidiu revelar agora esse segredo porque o filho também vai ser pai. Hortense desvenda ainda que foi por causa de Zé José que se afastou de Graça e que o marido a abandonou com um filho no colo.
Eugénia visita o filho na Casa Velha e confirma que nunca mandou nenhuma mensagem a dizer que estava a morrer. Gonçalo conta à mãe que Jacinta lhe ligou a informar que em tudo o que Aurora toca agora, faz mal. Eugénia confirma a história e conta que depois da Santinha da Luz lhe ter tocado, teve de ir para o hospital. Gonçalo, angustiado e preocupado, avisa que é por isso que não pode deixar a amada tocar no filho.
Ao regressarem de viagem, Armando e Violante ficam em choque quando se deparam com o corpo de Daniel caído no chão com uma poça de sangue ao lado. Armando, agachado junto ao corpo, diz que a sorte abandonou Daniel na hora e no sítio errado, acrescentando também que aquele tiro deveria ser na verdade destinado a ele.
O Padre Venâncio é surpreendido por dois paroquianos que o acusam de ter roubado, fugido e ainda de mentir ter estado em missão em África. O padre tenta disfarçar o nervosismo, dizendo que não mentiu e que já deixou a igreja. Contudo, um dos paroquianos avisa que vai haver problemas caso este não devolva o dinheiro que havia roubado. Jacinta entra e pergunta que confusão é aquela e fica chocada quando lhe é revelada a verdade. Jacinta questiona Venâncio pelo montante que ele roubou. Este revela que roubou mesmo aquela paróquia e outras e diz ainda que se aproximou dela e da Santinha da Luz para ganhar dinheiro. Jacinta fica profundamente ofendida e expulsa-o, dizendo que não quer ter nada a ver com gente da laia dele.
Edgar está a receber os apoiantes um a um com um aperto de mão e quando estes se afastavam desinfeta as mãos com um spray. As três Marias rodeiam a alcofa onde está a bebé e querem mostrá-la aos apoiantes que se aproximam, mas Edgar afasta-os delicadamente para prevenir eventuais vírus. Evangelina está sentada a um canto num misto de ansiedade e irritação e Miguel cumprimenta os apoiantes, tentando disfarçar o ar abalado.
Helena, já na casa dos Monforte, acusa Violante de estar a mentir, pois o seu pai não era um monstro, mas sim um homem bondoso e carinhoso. A mãe desta avisa que também ficou devastada com o que descobriu e que está mesmo a contar a verdade. Helena expulsa-a do quarto e Violante diz perceber a quem é que a filha saiu. Enervada, Helena começa a destruir o quarto de modo a descarregar toda a sua raiva e frustração.
Sebastião, influenciado pelo que descobriu do seu pai, diz a Evangelina que quer ser um pai presente e responsável. Evangelina diz que é um direito dele e Sebastião pede também que, apesar de separados, que consigam dar amor, estabilidade e proteção ao filho. Evangelina, cabisbaixa, diz que as coisas poderiam ser diferentes, mas os dois voltam a não conseguir engolir o orgulho apesar de se olharem saudosos e apaixonados.
Nos últimos dias tem corrido bem a novela no share?
Sexta-feira fez 26% 🙂
não está aqui o último episódio, aguçou-me mais a curiosidade xD