fbpx

Rita Pereira chora em direto com medo de que o filho sofra racismo

Íris Neto
3 min leitura

Rita Pereira foi uma das convidadas especiais de Fátima Lopes no programa ‘A Tarde é Sua’ desta quinta-feira, 4 de junho. A atriz falou sobre vários aspetos pessoais e profissionais.

No final da conversa, Fátima Lopes e a atriz falaram sobre a temática do racismo e abordaram a morte de George Floyd. Rita Pereira disse ainda, em direto, que vai estar presente na manifestação contra o racismo no próximo dia 6 de junho, em Lisboa, e acabou mesmo por emocionar-se.

“Eu vou estar presente não é por ser figura pública, mas também porque eu também vivo isto. Porque eu não consigo estar sentada e ao meu lado estar o meu marido, que me diz que está a receber mensagens racistas”, começou por referir, em lágrimas.

A atriz revela que tem medo que o filho seja alvo de racismo quando crescer. “Eu não quero que quando o meu filho cresça esteja a receber as mesmas mensagens de racismo. Eu não quero que o meu filho seja seguido numa loja. Eu quero que o meu filho possa entrar numa loja de roupa e não olharem para a cor dele. Não irem atrás dele na loja de roupa porque ele é mais escuro que os outros. Eu não quero que o meu filho seja apontado porque tem uma cor diferente”, acrescentou.

“Eu quero que o meu filho consiga apanhar um táxi durante a noite na rua porque muitas vezes os meus amigos negros dizem que não conseguem apanhar um táxi. Eu quero que ele possa entrar numa discoteca tranquilamente e não dizerem ‘estão muitos pretos nesta discoteca’. Não podem entrar mais. Eu quero que ele seja livre”, complementou.

Rita Pereira revelou ainda uma mensagem que o marido recebeu. “Eu não quero ouvir o meu marido a dizer que recebeu uma mensagem a dizer: ‘vai para a tua terra preto de m****’”.

A atriz tem demonstrado ao longo dos anos uma preocupação acrescida quanto a esta temática e vai dar a cara no próximo sábado em defesa destes ideais.