Polémica: Merche Romero mostra filho na televisão e proíbe reprodução de imagens

4 min leitura

Merche Romero Cara Estranha Polémica: Merche Romero mostra filho na televisão e proíbe reprodução de imagens

A estreia de Merche Romero em A Tua Cara Não me é Estranha já está a causar polémica. E a situação deve-se a uma atitude em relação ao filho, o pequeno António, de dez meses.

O filho da apresentadora estava presente em estúdio, como esta, aliás, fez questão de revelar à imprensa, na companhia do pai, o DJ Vibe e da avó, mãe de Merche Romero. E, sem que ninguém o fizesse prever, depois da atuação da mãe, Cristina Ferreira foi busca-lo e levou-o até ao palco para dar um beijo à concorrente, logo após a atuação desta. A própria avó da criança não ficou muito satisfeita, a avaliar pela expressão facial que demonstrou quando deu o neto à companheira de Manuel Luís Goucha.

Toda a imprensa presente no programa, devidamente identificada, registou o momento com várias fotografias. Contudo, pelas três horas da manhã, as redacções receberam um comunicado da agência que representa Merche Romero, a Glam, onde se podia ler que estava proibida “a captação e publicação de qualquer tipo de registo de imagem, foto ou vídeo” da criança. A agência defende-se com a legislação relativa aos “direitos de personalidade” da apresentadora e “o inviolável direito à reserva da intimidade privada, uma vez que se trata de factos de foro íntimo e privado”. No comunicado, a agência avançava ainda que irá “proceder civil e criminalmente” contra os media que reproduzirem as imagens.

Ainda assim, o episódio voltou a repetir-se e, na manhã de ontem, durante o programa Você na TV! e onde esteve convidada na rubrica A Minha Vida em Fotos, as imagens voltaram a ser emitidas e receberam também comentários de Merche Romero.

Perante toda esta situação, a edição desta terça-feira do Diário de Notícias entrou em contacto com um Arons de Carvalho, especialista em direito da comunicação social, que contou que o comunicado da Glam “aparentemente perde muita força devido ao facto de as imagens terem sido transmitidas em direto e depois retransmitidas com o consentimento expresso da pessoa em causa”. “Ela não pode invocar a questão do direito à imagem da criança”, frisa o especialista.

Da Glam, Vanessa Cardoso, assessora de imprensa, falou também sobre a situação: “Na altura ( de enviar o comunicado, assinado por si) pareceu- me a melhor decisão, porque a situação tornou- se uma enorme confusão”. Contudo, admite que “o comunicado perde qualquer credibilidade!” e fica sem efeito depois da repetição consentida das imagens pela TVI. A representante da apresentadora fez ainda questão de deixar claro que o momento “foi imprevisível” e que “não foi nada combinado. Acho que dá para perceber pela cara de surpresa da Merche”, refere ao DN.

Arons de Carvalho admite ainda que poderá existir uma dualidade de critérios entre o que é transmitido na televisão o que é publicado na imprensa: “Não está aqui tanto em causa o direito à imagem, do ponto de vista do resguardo da própria pessoa, mas o direito à imagem do ponto de vista dos direitos de autor”, explica o especialista em direito para a comunicação social que explica ainda que “isto é tudo um pouco insólito e absolutamente incoerente, transmitir num canal com tanta popularidade como é a TVI, que abrange milhões de pessoas, e depois proibir um jornal que tem uma tiragem e uma visibilidade muito menor”.

Contactada pelo DN, Merche Romero remeteu comentários para a sua agência. Recorde-se de que em setembro de 2011 a comunicadora e o marido apresentaram, em primeira mão, o filho na revista Caras.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version